Mestrado

RESULTADO DA 1º ETAPA – ENTREVISTAS

 

GABARITO DAS PROVAS DE INGLÊS E RACIOCÍNIO LÓGICO

 

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O Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento – Mestrado.

Informações Preliminares:

Área de concentração: Gestão de Sistemas de Informação e do Conhecimento.

Linhas de pesquisa:

  • Tecnologia e Sistemas de Informação e;
  • Gestão da Informação e do Conhecimento.

Atos Legais de Autorização:
Recomendado e autorizado pela CAPES, de acordo com o Ofício nº 054-24/2010/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES na reunião do CTC nº 122 de 25/10/2010.

Coordenação do curso:  Prof. Dr. Fernando Silva Parreiras - Doutor em Ciência da Computação pela Universität Koblenz Landau, Alemanha.

Das Vagas: Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas;

Local de inscrição:  Avenida Afonso Pena, nº. 3880, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte/MG, CEP 30.130-009. Horário: das 9h às 20h;

Período de inscrição:  inscreva-se até o dia 28/11/2018.

Taxa de inscrição:

R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). A taxa de inscrição deverá ser paga por meio de boleto bancário impresso, obtido do site http:http://ppg.fumec.br/sigc/ingresso/mestrado/, não havendo, em caso de desistência, a devolução da taxa de inscrição. As provas serão realizadas na Universidade FUMEC.

Documentação exigida:

A inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • a) Formulário de inscrição (documento impresso);
  • b) uma foto 3 x 4;
  • c) comprovante de pagamento da inscrição;
  • d) histórico escolar de graduação e de pós-graduação (se for o caso);
  • e) curriculum vitae;
  • f) diploma de curso superior, em nível de bacharelado, licenciatura plena ou de graduação tecnológica, reconhecidos pelo MEC, em quaisquer áreas do conhecimento, ou documento atestando que o candidato vai colar grau no final do corrente semestre, ou que ele se formou e está aguardando diploma

No caso da apresentação de documento atestando que o candidato irá colar grau no final do corrente semestre ou que se formou e está aguardando o diploma, fica expressamente definido que a não apresentação injustificada do respectivo diploma, dentro do prazo estipulado pela Universidade em documento próprio, implica a imediata reprovação do candidato no presente certame, rescindindo de pleno direito qualquer contrato de prestação de serviços entabulado entre as partes referente ao objeto deste Processo Seletivo, bem como elidindo a possibilidade de restituição de valores pagos a título de inscrição e referentes à prestação de serviços já realizada.

A documentação exigida para inscrição poderá ser enviada pelo correio e, neste caso, a postagem deverá ser feita por Sedex,  até o dia 23/11/2018, para o endereço: Av. Afonso Pena, nº 3880 – 1º andar – B. Cruzeiro / BH – MG / CEP 30.130-009.

Etapas da Seleção:

Primeira Etapa (classificatória e eliminatória):

A primeira etapa,obrigatória para todos os candidatos, será realizada no dia 30/11/2018, sexta-feira, às 18h e terá a duração de quatro horas. Consistirá da prova de Redação que possuirá caráter eliminatório e das provas objetivas de Inglês e de Raciocínio Lógico e Quantitativo, estas duas últimas de caráter classificatório.  As provas serão aplicadas na Av. Afonso Pena 3880, 1º. andar, Bairro Cruzeiro. Os candidatos deverão apresentar-se, com 30 minutos de antecedência, munidos da carteira de identidade e comprovante de inscrição (emitido pela Secretaria do Curso).

Segunda Etapa (eliminatória):

A segunda etapa consistirá de avaliação dos candidatos, mediante entrevista com análise do curriculum vitae e dos resultados das provas da primeira etapa. Serão considerados os seguintes critérios no que se refere à segunda etapa: formação acadêmica (Graduação e Especialização); experiência profissional (acadêmica, técnica e gerencial); experiência em pesquisa (bolsa de iniciação científica, artigos publicados em periódicos ou eventos nacionais ou internacionais, estar cursando e/ou ter cursado, com aprovação, disciplinas isoladas no Curso de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento; disponibilidade para dedicação efetiva ao curso; tema de investigação e sua compatibilidade com as linhas de pesquisa estabelecidas; e, interesse em atividades de pesquisa.

A lista dos candidatos, com a indicação do dia e o horário das entrevistas, será divulgada no site: http://ppg.fumec.br/sigc/ingresso/mestrado/ e afixada na Secretaria Stricto Sensu.

As entrevistas acontecerão, nos dias 11 e 12/12/2018 (manhã e tarde)  na Avenida Afonso Pena, nº 3880 – Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte/MG. A relação dos candidatos é elaborada pela Comissão Examinadora do Processo de Seleção, não sendo possível a alteração dos horários e datas agendados. Será eliminado do processo de seleção o candidato que não comparecer para a entrevista na data e horários definidos.

Resultado Final:

O resultado final do Processo Seletivo e a convocação para a matrícula serão divulgados oficialmente, pela Secretaria Stricto Sensu, no dia 14/12/2018.

Matrícula:

As matrículas ocorrerão nos dias 18 e 19/12/2018, das 9h às 19h, na Secretaria do Curso de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e na Tesouraria da FUMEC.

Documentos complementares para matrícula:

  • a) Requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado pelo candidato (disponível na Secretaria do Programa);
  • b) comprovante de pagamento da matrícula (disponível na tesouraria da FACE/FUMEC, quando da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais);
  • c) cópia da carteira de identidade;
  • d) cópia do CPF;
  • e) cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • f) cópia do título de eleitor, no caso de candidato brasileiro;
  • g) documento comprobatório de cumprimento das obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino e de nacionalidade brasileira;
  • h) cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão da graduação juntamente com o original;
  • i) no caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.

Obs. O candidato aprovado na segunda etapa do processo de seleção, que não proceder à respectiva matrícula nas datas indicadas, será considerado desistente. Para a sua vaga, por ordem de classificação, será facultado ao Programa convocar o candidato excedente, o qual deverá efetuar sua matrícula nas datas e horários indicados pela Secretaria do Programa.

Início das aulas:

O início das aulas está previsto para fevereiro de 2019, na sede do Mestrado, na Avenida Afonso Pena, nº. 3880, Cruzeiro, Belo Horizonte/MG.

Funcionamento do curso:

O curso apresenta flexibilidade na oferta de disciplinas nos dias úteis em períodos diurnos, vespertinos e noturnos e aos sábados em períodos diurnos e vespertinos.

Certificado conferido:

Diploma de Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

Informações Gerais: