Mestrado

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O Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento – Mestrado.

Área de concentração: Gestão de Sistemas de Informação e do Conhecimento.

Linhas de pesquisa:

  • Tecnologia e Sistemas de Informação e;
  • Gestão da Informação e do Conhecimento.

Atos Legais de Autorização:
Recomendado e autorizado pela CAPES, de acordo com o Ofício nº 054-24/2010/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES na reunião do CTC nº 122 de 25/10/2010.

Coordenação do curso:  Prof. Dr. Fernando Silva Parreiras - Doutor em Ciência da Computação pela Universität Koblenz Landau, Alemanha.

Das Vagas: Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas anuais (2021);

Local de inscrição:  a documentação para inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante o envio dos documentos digitalizados no formato PDF via e-mail, para o seguinte endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br;

Período de inscrição:  inscreva-se, a Coordenação previamente fará, em ato prévio, o agendamento das provas. Oportunamente, registramos que, enquanto houver vagas, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Mestrado. Caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a juízo do Colegiado de Pós-Graduação, poderá ocorrer seleção ao longo do ano 2021, em regime de fluxo contínuo – por meio do e-mail: sec-mestrado@fumec.br.

Taxa de inscrição:

R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). A taxa de inscrição deverá ser paga por meio de boleto bancário impresso, obtido do site http:http://ppg.fumec.br/sigc/ingresso/mestrado/, não havendo, em caso de desistência, a devolução da taxa de inscrição. As provas serão realizadas na Universidade FUMEC.

Documentação exigida:

A inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • a) Formulário de inscrição (documento impresso);
  • b) uma foto 3 x 4;
  • c) comprovante de pagamento da inscrição;
  • d) histórico escolar de graduação e de pós-graduação (se for o caso);
  • e) curriculum vitae;
  • f) diploma de curso superior, em nível de bacharelado, licenciatura plena ou de graduação tecnológica, reconhecidos pelo MEC, em quaisquer áreas do conhecimento, ou documento atestando que o candidato vai colar grau no final do corrente semestre, ou que ele se formou e está aguardando diploma.

No caso da apresentação de documento atestando que o candidato irá colar grau no final do corrente semestre ou que se formou e está aguardando o diploma, fica expressamente definido que a não apresentação injustificada do respectivo diploma, dentro do prazo estipulado pela Universidade em documento próprio, implica a imediata reprovação do candidato no presente certame, rescindindo de pleno direito qualquer contrato de prestação de serviços entabulado entre as partes referente ao objeto deste Processo Seletivo, bem como elidindo a possibilidade de restituição de valores pagos a título de inscrição e referentes à prestação de serviços já realizada.

Etapas da Seleção:

Primeira Etapa (classificatória e eliminatória):

As provas descritas no item 5.1.1. deste Edital  serão agendadas pela Coordenação do Programa. Normalmente as aplicações acontecem às sexta-feiras, das 18h (dezoito horas) às 22h (vinte e duas horas)

Segunda Etapa (eliminatória):

A segunda etapa consiste de avaliação dos candidatos, mediante entrevista com análise do curriculum vitae e dos resultados das provas da primeira etapa. Serão considerados os seguintes critérios no que se refere à segunda etapa: formação acadêmica (Graduação e Especialização); experiência profissional (acadêmica, técnica e gerencial); experiência em pesquisa (bolsa de iniciação científica, artigos publicados em periódicos ou eventos nacionais ou internacionais, estar cursando e/ou ter cursado, com aprovação, disciplinas isoladas no Curso de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento; disponibilidade para dedicação efetiva ao curso; tema de investigação e sua compatibilidade com as linhas de pesquisa estabelecidas; e, interesse em atividades de pesquisa.

A lista dos candidatos, com a indicação do dia e o horário das entrevistas, será divulgada no site: http://ppg.fumec.br/sigc/ingresso/mestrado/ .

As entrevistas acontecerão na modalidade à distância, conforme a lista dos candidatos aprovados para a Segunda Etapa, elaborada pela Comissão Examinadora do Processo Seletivo.

Resultado Final:

O resultado final do Processo de Seleção e a convocação para a matrícula serão divulgados oficialmente, pela Secretaria Stricto Sensu.

Matrícula:

Data: das 9h (nove horas) às 20h (vinte horas), na Secretaria Stricto Sensu e na Tesouraria da FACE/FUMEC.

Documentos complementares para matrícula:

  • a) Requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado pelo candidato (disponível na Secretaria do Programa);
  • b) comprovante de pagamento da matrícula (disponível na tesouraria da FACE/FUMEC, quando da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais);
  • c) cópia da carteira de identidade;
  • d) cópia do CPF;
  • e) cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • f) cópia do título de eleitor, no caso de candidato brasileiro;
  • g) documento comprobatório de cumprimento das obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino e de nacionalidade brasileira;
  • h) cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão da graduação juntamente com o original;
  • i) no caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.

Obs. O candidato aprovado na segunda etapa do processo de seleção, que não proceder à respectiva matrícula nas datas indicadas, será considerado desistente. Para a sua vaga, por ordem de classificação, será facultado ao Programa convocar o candidato excedente, o qual deverá efetuar sua matrícula nas datas e horários indicados pela Secretaria do Programa.

Início das aulas:

O início das aulas está previsto  no calendário acadêmico.

Funcionamento do curso:

O curso apresenta flexibilidade na oferta de disciplinas nos dias úteis em períodos diurnos, vespertinos e noturnos e aos sábados em períodos diurnos e vespertinos.

Certificado conferido:

Diploma de Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

Informações Gerais:

1º Aditivo ao Edital do 15º Processo Seletivo

Edital do 15º Processo Seletivo do Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

  • http://ppg.fumec.br/sigc
  • Rua Cobre, 200 – FACE 2 – sala E105 - B. Cruzeiro - BH – MG – CEP : 30.310-190 ;
  • Informações Acadêmicas: (31) 3280-5000 / sec-mestrado@fumec.br
  • Informações Financeiras:(31) 3228-3068 ou 3228-3069  / contasareceber@fumec.br

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