Doutorado

Edital do Processo Seletivo para o Curso de Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento:

O Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, curso recomendado pela CAPES de acordo com a reunião do CTC nº 157, realizada em 27 de março de 2015.

DAS VAGAS

O processo de seleção a que se refere o presente Edital visa ao preenchimento de 10 (dez) vagas para o Curso de Doutorado em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento.

Período de inscrição: A partir do mês 02/2018 (fevereiro de dois mil e dezoito), enquanto houver vagas, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Doutorado. Caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a juízo do Colegiado de Pós-Graduação, poderá ocorrer seleção ao longo do ano 2018, em regime de fluxo contínuo.

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Avenida Afonso Pena, n.º 3.880, 1º andar, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG, CEP 30130-009 - de segunda-feira a sexta-feira, das 9h (nove horas) às 20h (vinte horas).

Requisitos para a inscrição
  • Formulário de inscrição, cujo modelo encontra-se disponível no sítio eletrônico do Curso de Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC , devidamente preenchido, no qual deverá constar a indicação da linha de pesquisa escolhida pelo candidato (candidatos com necessidades especiais deverão indicar, em campo próprio do formulário de inscrição, as condições necessárias para sua participação neste concurso);

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

Período de inscrição: inscreva-se até o dia 05/07/2018 das 9h às 21h.

  • Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Programa o Registro Nacional de Estrangeiro – RNE, ou passaporte com Visto Permanente ou Visto Temporário de Estudante válido, documento que comprove filiação e demais documentos a serem informados pela Secretaria do Programa;
  • 01 (uma) foto 3×4 (recente);
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • Cópia, autenticada em cartório, do diploma e do histórico escolar do curso de graduação, expedidos por estabelecimento reconhecido oficialmente;
  • Cópia, autenticada em cartório, do diploma e do histórico escolar do curso de MESTRADO recomendado pela CAPES;
  • Currículo Lattes, elaborado segundo modelo disponível na Plataforma Lattes do CNPq, acesso pelo sítio eletrônico: www.cnpq.br, obrigatório no caso de candidato brasileiro. O candidato estrangeiro que não tiver Currículo Lattes deve anexar o Currículo Científico similar ou seu Currículo Vitae;
  • Comprovante de aprovação em exame de proficiência em língua inglesa, além de em uma segunda língua estrangeira, à escolha do candidato. A certificação de proficiência em segunda língua estrangeira deve ser reconhecida oficialmente pelo governo do país de origem. Serão aceitos certificados de aprovação em exames de proficiência de língua estrangeira realizados pelo: CENEX/ FALE/UFMG para cursos de Pós-Graduação nos últimos 03 (três) anos ou de acordo com prazo vigente no documento;
  • Para o candidato estrangeiro de países lusófonos, não será demandado o exame de proficiência em língua portuguesa. Aos demais candidatos estrangeiros será demandado o exame de proficiência em língua portuguesa com nota mínima de 50% (cinquenta) por cento;
  • Carta de Intenções detalhando o plano de estudos para o período de 04 (quatro) anos do doutorado (ver anexo 1);
  • 01 (uma) cópia digital da dissertação de mestrado;
  • 03 (três) cópias do Pré-Projeto de Tese, apresentado de forma impressa em, no máximo, 20 (vinte) laudas digitadas (ver anexo 2). O candidato deve explicitar a linha de pesquisa para a qual se inscreve;
  • 02 (duas) cartas de recomendação elaboradas por portadores do título de doutorado, em quaisquer áreas do conhecimento, externos à FUMEC (ver anexo 3). As cartas de recomendação devem ser encaminhadas diretamente pelo autor da carta para o e-mail: sec-mestrado@fumec.br .

Os documentos relacionados também poderão ser enviados pelos Correios, para o endereço: Avenida Afonso Pena, n.º 3.880, 1º andar, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG, CEP 30130-009.

A não observância de qualquer dos itens do processo de inscrição implicará na eliminação automática do candidato.

Das Etapas (consulte o edital na íntegra):

1ª Etapa Eliminatória: Prova escrita de conhecimentos, com consulta e duração de 4h (quatro) horas, sobre o tema sorteado de acordo com a linha de pesquisa inscrita e bibliografia indicada (ver anexo 4). A primeira etapa se trata de prova escrita de conhecimentos, de natureza eliminatória, terá o valor de 400 (quatrocentos) pontos, devendo o candidato obter, no mínimo, 60% (sessenta por cento) desse valor, ou seja, 240 (duzentos e quarenta) pontos, para ser aprovado nessa primeira etapa.

A prova de  conhecimentos, obrigatória para todos os candidatos, será realizada no dia 06/07/2018, sexta-feira, às 18h e terá a duração de quatro horas. Esta prova será realizada na Av. Afonso Pena 3880, 1.º andar, Bairro Cruzeiro. Os candidatos deverão se apresentar com 30 minutos de antecedência, munidos de carteira de identidade e comprovante de inscrição (emitido pela Secretaria do Curso).

O resultado da primeira etapa, além de ser afixado na Secretaria do Curso, será divulgado no sítio eletrônico: ppg.fumec.br/sigc/ingresso/. Os candidatos aprovados nesta etapa participarão da segunda etapa nos dias 11 e 12/07/2018   pela comissão de seleção designada pelo Colegiado do PPGSIGC. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que não comparecer para a entrevista, na data e horário estabelecidos.

2ª Etapa Eliminatória:
Avaliação oral do pré-projeto e do plano de estudos, seguida de entrevista e arguição, por Comissão Examinadora. Esta etapa terá o valor de 250 (duzentos e cinquenta) pontos e será exigida a estrutura indicada no anexo 2 para o Pré-Projeto.

 3ª Etapa Eliminatória: Análise do Currículo Lattes, com valor de 350 (trezentos e cinquenta) pontos. Serão pontuadas: i. Produção bibliográfica seguindo os critérios de qualificação constantes dos documentos da área interdisciplinar da CAPES e ii) Atuação Profissional, ou seja, maior tempo na atividade.

Critérios de desempate: A nota do Currículo Lattes será utilizada como critério de desempate, após estabelecida a média aritmética das notas obtidas nas etapas descritas.

Resultado Final:

O resultado final do Processo Seletivo, será divulgado no dia 13/07/2018 e consistirá na média aritmética das notas obtidas nas etapas descritas, exigindo-se um mínimo de 70% (setenta por cento) de aproveitamento. Para o resultado final do Processo Seletivo, os candidatos classificados (aprovados no limite das vagas oferecidas) serão listados em ordem decrescente das médias apuradas e a convocação para a matrícula será divulgada oficialmente pela Secretaria do Curso e pelo sítio eletrônico: http://ppg.fumec.br/sigc/ingresso/

Matrícula:

Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão efetuar sua matrícula nos dias 17 e 18/07/2018 na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC, localizada na Avenida Afonso Pena, n. º 3.880, 1º andar, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG, CEP 30130-009.

Início das aulas:

As aulas do Curso de Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento estão previstas para iniciar em agosto de 2018, às 19 horas, na Avenida Afonso Pena, nº 3880, Cruzeiro, Belo Horizonte/MG. A Universidade FUMEC se reserva o direito de não oferecer o curso, caso o número de alunos matriculados seja inferior a 01 (um). O curso apresenta flexibilidade na oferta de disciplinas optativas durante a semana, em turnos diurno e noturno. As aulas das disciplinas obrigatórias ocorrem 02 (duas) vezes por semana, das 19h às 22h30. A Universidade FUMEC se reserva o direito de oferecer disciplinas em outros dias da semana e horários

 

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

RESULTADO DA 1ª ETAPA

RESULTADO FINAL

Anexos:

  1. ANEXO 1 – ROTEIRO DA CARTA DE INTENÇÕES
  2. ANEXO 2 – ROTEIRO PRÉ-PROJETO DE TESE
  3. ANEXO 3 – MODELO DA CARTA DE RECOMENDAÇÃO
  4. ANEXO 4 – PROGRAMA PARA PROVA ESCRITA
  5. EDITAL CENEX 2018/2019 – EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA