Secretaria do Mestrado:

sec-mestrado@fumec.br

Edital :::

RESULTADO FINAL

RELAÇÃO DE APROVADOS NA 1º ETAPA.

 

Faça o download do Edital de Seleção 2018

Para informações sobre bolsas, clique aqui

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM ESTUDOS CULTURAIS CONTEMPORÂNEOS DA UNIVERSIDADE FUMEC 

O Reitor da Universidade FUMEC, no uso de suas atribuições Estatutárias e Regimentais, leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, que estão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Culturais Contemporâneos, curso recomendado pela CAPES, conforme Ofício n.º 131-19/2013/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES, datado de 06 de agosto de 2013.

  1. DO PROGRAMA DE MESTRADO
  • O Programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade FUMEC constitui uma atividade de pesquisa e capacitação profissional, sendo destinado a portadores do diploma de bacharelado, de licenciatura plena, ou de Curso Superior em Tecnologia em qualquer área do conhecimento, reconhecido pelo MEC.
  1. DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E DAS LINHAS DE PESQUISA

2.1. O Programa está na área de concentração dos Estudos Culturais e dispõe das seguintes linhas de pesquisa:

2.1.1. Cultura e Interdisciplinaridade

2.1.2. Cultura e Tecnologia

  1. DAS VAGAS
    • O Programa dispõe de 25 vagas para o primeiro semestre de 2018.
  2. DAS INSCRIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA O PROCESSO SELETIVO

4.1. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário disponível no endereço http://ppg.fumec.br/ecc/processo-seletivo/edital/ , realizar a impressão e anexá-lo aos seguintes documentos:

  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), que deverá ser paga por meio do boleto bancário disponível no endereço http://ppg.fumec.br/ecc/processo-seletivo/informacoes/: 
  • Curriculum vitae. Sugere-se como modelo o Currículo Lattes, que pode ser acessado em http://lattes.cnpq.br/;
  • 01 (uma) foto 3 x 4 (recente);
  • Cópia do histórico escolar de graduação e de pós-graduação (se for o caso); 
  • Os candidatos que pretendam a dispensa da prova de proficiência em língua inglesa ou portuguesa devem anexar comprovação de aprovação na prova escrita de língua inglesa aplicada pelo CENEX-FALE da UFMG ou, no caso de candidatos não oriundos de países de língua portuguesa, cópia do certificado CELPE-Bras outorgado pelo MEC.
  • Texto de Apresentação do candidato, em 03 (três) vias, demonstrando o interesse na pesquisa a ser desenvolvida. O texto deve ter de 03 (três) a 05 (cinco) laudas e conter: título, o tema a ser pesquisado, a linha de pesquisa à qual se vincula, os objetivos, a justificativa, metodologia provável de ser usada na pesquisa e as referências bibliográficas;
  • Cópia do diploma, ou documento que ateste que o candidato colou grau até o final do segundo semestre de 2016, ou que está aguardando a expedição do diploma de graduação ou de pós-graduação (se for o caso). 
  • Caso o candidato apresente documento atestando que colou grau até o término do segundo semestre de 2016 ou que se formou e está aguardando a expedição do diploma, a não apresentação injustificada do diploma, no prazo estipulado pela Universidade, implicará a imediata reprovação do candidato, considerando-se rescindido, de pleno direito, o contrato de prestação de serviços educacionais entabulado entre as partes. 
  • As inscrições presenciais poderão ser efetuadas no período de 1º/03/2018 (primeiro de março de dois mil e dezoito) a 11/04/2018 (onze de abril de dois mil e dezoito), de segunda a sexta feira, das 08h (oito horas) às 20h (vinte horas), na Secretaria do Programa de Mestrado, localizada na Avenida Afonso Pena, n.º 3.880, 1º andar, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG, CEP 30130-009.
  • Caso o candidato opte por formalizar a inscrição por meio de correspondência impressa, deverá remeter o formulário devidamente preenchido, os documentos e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o endereço indicado no item 4.2, em envelope lacrado, indicando no envelope a informação “Inscrição no Processo Seletivo 2018/1 – Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos”, via Sedex, com aviso de recebimento, até o dia 11/04/2018 (onze de abril de dois mil e dezoito), sendo considerada a data de postagem para comprovação da observância do prazo de inscrição previsto neste item.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência, ausência ou não apresentação da documentação exigida, sendo o valor pago revertido para os custos inerentes à realização do certame.
  • DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

5.1       O Processo Seletivo será conduzido pela Comissão Examinadora designada pelo Colegiado do Programa de Mestrado, sendo constituído de duas etapas.

5.2       A primeira etapa ocorrerá no dia 14/04/2018 (quatorze de abril de dois mil e dezoito). 

5.2.1      Na primeira etapa serão realizadas as seguintes provas:

5.2.1.1   Prova de conhecimento em língua inglesa, de caráter classificatório – 100 (cem) pontos;

  • Prova de proficiência em língua portuguesa, somente para os candidatos estrangeiros, que forem oriundos de países não-lusófonos, de caráter eliminatório – 100 (cem) pontos;
  • Prova de conhecimento teórico e construção argumentativa, de caráter eliminatório – 100 (cem) pontos.

5.2.2 As provas descritas no item 5.2.1 deste Edital ocorrerão no dia 14/04/2018 (quatorze de abril de dois mil e dezoito), sábado, das 8h (oito horas) às 12horas (doze horas). Os candidatos que fizerem a prova de proficiência em língua portuguesa terão mais 01 (uma) hora para concluírem as provas.

5.2.3    As provas serão realizadas no prédio da Reitoria da Universidade FUMEC, localizado na Avenida Afonso Pena, n.º 3880, 1º andar, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG, CEP: 30130-009.

  • A prova de conhecimento teórico e construção argumentativa será composta por questões dissertativas elaboradas a partir da bibliografia indicada.

5.2.5    Os candidatos terão 30 (trinta) minutos para consulta bibliográfica, podendo fazer anotações neste período e as notas manuscritas poderão servir de fonte de consulta para a realização da prova.

  • A bibliografia indicada para o certame é a seguinte:

5.2.7      Estarão dispensados da realização da prova de inglês os candidatos de países de língua inglesa ou que tenham obtido aprovação na prova escrita de língua estrangeira instrumental do CENEX/FALE da UFMG, o que deve ser comprovado no momento da inscrição.

5.2.8      Estarão dispensados da realização da prova de língua portuguesa os candidatos estrangeiros que apresentarem, no ato da inscrição, o certificado CELPE-Bras outorgado pelo MEC.

5.2.9      Os candidatos deverão apresentar-se, obrigatoriamente, com 30 (trinta) minutos de antecedência, munidos de documento de identidade, caneta esferográfica preta ou azul e comprovante de inscrição emitido pela Secretaria do Programa de Mestrado.

5.2.10    Cada prova terá o valor de 100 (cem) pontos, sendo que os candidatos que obtiverem, no mínimo, 70% (sessenta por cento) do total de pontos em cada uma delas, serão classificados para a segunda etapa do certame.

5.2.11    O resultado da primeira etapa será divulgado a partir das 18h (dezoito horas) do dia 16/04/2018 (dezesseis de abril de dois mil e dezoito), no endereço: http://ppg.fumec.br/ecc/processo-seletivo/edital/  e afixado na Secretaria dos Mestrados.

5.3       Os candidatos aprovados na primeira etapa, independentemente de requerimento, passarão à segunda etapa, que consistirá na análise do curriculum vitae, observando-se:

5.3.1. A formação acadêmica e análise do histórico escolar (graduação e especialização) – 20 (vinte) pontos;

5.3.2. A experiência profissional – 10 (dez) pontos;

5.3.3 A experiência em pesquisa considerando-se:

5.3.3.1. Bolsas de iniciação científica, artigos publicados em periódicos ou eventos nacionais ou internacionais – 05 (cinco) pontos;

5.3.3.2. Estar cursando e/ou ter cursado (com aprovação) disciplinas isoladas em Cursos de Mestrado similares ao Curso de Mestrado Acadêmico em Estudos Culturais Contemporâneos – 05 (cinco) pontos.

5.3.4. Entrevista realizada por uma banca formada por 03 (três) professores. Nesta fase serão considerados:

5.3.4.1. O interesse de pesquisa do candidato e sua articulação com o Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos – 25 (vinte e cinco) pontos;

5.3.4.2. A disponibilidade para dedicação efetiva ao curso – 20 (vinte) pontos;

5.3.4.3. O interesse em atividades de pesquisa e em docência no ensino superior – 15 (quinze) pontos.

5.3.5 As entrevistas serão realizadas nos dias 18 e 19/04/2018 (dezoito e dezenove de abril de dois mil e dezoito), no prédio da Reitoria da Universidade FUMEC, localizado na Avenida Afonso Pena, n.º 3.880, 1º andar, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG, CEP 30130-009, conforme a lista dos candidatos aprovados para a segunda etapa, elaborada pela Comissão Examinadora do Processo Seletivo.

5.3.6 A lista dos candidatos, com a indicação do dia e o horário das entrevistas, será divulgada no endereço: http://ppg.fumec.br/ecc/processo-seletivo/edital/ e afixada na Secretaria dos Mestrados, a partir das 18h (dezoito horas) do dia 16/04/2018 (dezesseis de abril de dois mil e dezoito)

5.3.7 O candidato que não comparecer à entrevista, na data e horário definidos, será automaticamente eliminado do Processo de Seletivo.

6          DO RESULTADO FINAL 

  • A nota para classificação final no Processo Seletivo será o resultado da média aritmética das notas obtidas na prova de conhecimento teórico da primeira etapa e a nota da segunda etapa do certame.
  • O resultado final do Processo Seletivo e a convocação para a matrícula serão divulgados pela Secretaria dos Mestrados da Universidade FUMEC no dia 20/04/2018 (vinte de abril de dois mil e dezoito), a partir das 18h (dezoito horas). 
  • Para efeito de divulgação do resultado final serão listados, em ordem de classificação, os candidatos classificados aprovados no limite de vagas oferecidas.
  • O resultado das etapas do Processo Seletivo será divulgado no endereço http://ppg.fumec.br/ecc/processo-seletivo/edital/ e afixado na Secretaria dos Mestrados. 
  • Os resultados, assim como as notas e os conceitos obtidos pelos candidatos no Processo Seletivo, em nenhuma hipótese serão divulgados por outros meios.
  • É facultado à Secretaria do Programa divulgar a relação dos candidatos excedentes, em ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos no Processo Seletivo, que poderão ser convocados para matrícula em caso de desistências.  
  1. DOS RECURSOS 
  • Os candidatos, no prazo de 24 (vinte quatro) horas a contar da data da divulgação do resultado da primeira etapa ou da segunda etapa, poderão retirar cópias xerográficas das avaliações realizadas, para ciência, arquivo ou interposição de eventual recurso.
  • Os recursos poderão ser interpostos no prazo de 01 (um) dia, contado da data da divulgação do resultado da primeira etapa ou da segunda etapa e deverão ser endereçados à Comissão Examinadora do Processo Seletivo, por escrito e de forma fundamentada, podendo ser interpostos presencialmente.
  • Interposto o recurso, a Comissão Examinadora o decidirá, de forma fundamentada, no prazo de 01 (um) dia útil e o resultado será disponibilizado ao candidato na Secretaria do Curso, para análise e obtenção de cópia.
  1. DA MATRÍCULA
    • A matrícula dos candidatos aprovados será realizada, impreterivelmente, nos dias 24 e 25/04/2018 (vinte e quatro e vinte e cinco de abril de dois mil e dezoito), das 08h (oito horas) às 20h (vinte horas), na Secretaria dos Mestrados da Universidade FUMEC, devendo o candidato apresentar os seguintes documentos:
  • Requerimento de matrícula (disponível na Secretaria dos Mestrados), devidamente preenchido e assinado pelo candidato;
  • Comprovante de pagamento da taxa de matrícula;
  • Documento de identidade original;
  • Cartão de inscrição no CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Título de eleitor, no caso de candidatos brasileiros;
  • Documento comprobatório de cumprimento das obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino e de nacionalidade brasileira;
  • Diploma de graduação ou documento atestando que o candidato está aguardando a expedição do diploma.
  • No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos em conformidade com a legislação específica. 
  • Os documentos relacionados no item 8.1 deste Edital devem ser apresentados sob a forma de fotocópia, acompanhada dos originais, para simples verificação.
  • O candidato aprovado no Processo Seletivo que não efetuar a matrícula nas datas indicadas será considerado desistente.
  1. DO INÍCIO DAS AULAS
    • O início das aulas está previsto para 02 de maio de 2018.
  2. DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

10.1     As disciplinas obrigatórias serão oferecidas às sextas-feiras, no horário de 17h (dezessete horas) às 22h30min (vinte e duas horas e trinta minutos), e aos sábados, no horário de 8h30min (oito horas e trinta minutos) às 13h (treze horas). As disciplinas optativas poderão ter flexibilidade na oferta, que poderão ocorrer nos dias de semana, nos horários diurno e noturno.

  1. DAS BOLSAS DE ESTUDO 

11.1     O ingresso na pós-graduação não implica compromisso de concessão de bolsa de estudo. 

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 
  • A Comissão Examinadora do Processo Seletivo, designada pelo Colegiado do Programa, orientará e fiscalizará a realização do certame.
  • Qualquer interessado poderá impugnar o presente Edital, devendo fazê-lo, por escrito e de forma fundamentada, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contado da publicação.
  • A impugnação deverá ser endereçada ao Reitor da Universidade que, no prazo de 02 (dois) dias úteis, proferirá decisão, da qual não caberá recurso.
  • Os documentos do candidato que não for aprovado ficarão à disposição na Secretaria do Programa de Mestrado, podendo ser retirados pelo próprio candidato ou por terceiro, mediante autorização simples, nos dias úteis compreendidos no período de 02/05/2017 a 15/05/2017, das 08h (oito horas) às 20h (vinte horas). Após este período, os documentos serão descartados.
  • Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade FUMEC.
  • Mais informações sobre o Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos, incluindo corpo docente, estrutura curricular e linhas de pesquisas podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico http://ppg.fumec.br/ecc/processo-seletivo/edital/.
  • Mediante a aprovação no processo seletivo e firmado um contrato de prestação de serviços educacionais, a Universidade FUMEC se reserva no direito de divulgar e/ou publicar a dissertação junto a biblioteca e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

TEXTOS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA:

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo.

BAPTISTA, Maria Manuel. Estudos culturais: o quê e o como da investigação

Ortiz, Renato. Estudos culturais.