Secretaria do Mestrado:

sec-mestrado@fumec.br

Linhas de Pesquisa :::

As pesquisas desenvolvidas no MCult estão distribuídas em duas linhas: Cultura e Interdisciplinaridade e Cultura e Tecnologia. Estas linhas articulam-se entre si pela perspectiva da interdisciplinaridade.

CULTURA E INTERDISCIPLINARIDADE:

A linha contempla estudos sobre a complexidade das transformações culturais contemporâneas a partir da perspectiva interdisciplinar. O foco são as implicações da dinâmica cultural contemporânea, marcada pela globalização, pela produção, circulação e apropriação de produtos midiáticos, pelas redes sociais de interligação mundial, pelos múltiplos cruzamentos – entre o local , o global, o erudito, o popular, o tradicional, o moderno, o centro, a periferia, o urbano, o rural, o nacional, o estrangeiro etc. As pesquisas visam refletir sobre processos culturais e sua implicações coletivas; educacionais; de afirmação e politização; no quadro de políticas públicas e da economia; nos projetos culturais e artísticos de intervenção social; na crítica cultural, seus parâmetros e instâncias produtoras como a mídia, a universidade e a religião; na cibercultura; nos referenciais territoriais; no discurso dos “objetos culturais”.

CULTURA E TECNOLOGIA:

A linha contempla estudos acerca dos impactos e da dinâmica da nova cultura tecnológica. Procura-se compreender como determinadas tecnologias estão sendo adotadas na sociedade e quais são os principais reflexos práticos e valorativos na atualidade. São pesquisas desta linha: a reflexão crítica sobre ciência, tecnologia e inovação como elementos culturais; metodologias interdisciplinares aplicadas a projetos, produtos e serviços; novas tendências do design e da comunicação; interrelações entre design, tecnologia, sociedade, meios de comunicação, recursos naturais; criação, desenvolvimento e gerenciamento de novos produtos, tecnologias e serviços com enfoque interdisciplinar; as soluções e tecnologias e suas vinculações com tradições culturais específicas; a ressignificação de contextos tecnológicos.