mestradodireito@fumec.br
(31) 3280-5000

17º processo seletivo (vagas remanescentes) (ENCERRADO)

DOCUMENTOS IMPORTANTES
Resultado final Clique aqui
Resultado da 1ª, 2ª e 3ª etapas Clique aqui
Edital Clique aqui

Área de concentração: Instituições Sociais, Direito e Democracia.

· A área de concentração em foco é instigante e desafiadora a novas propostas de compreensão e interpretação das instituições sociais, a serem reconstruídas no recinto político da democracia constitucional. Ela não se encerra no âmbito jurídico estrito, buscando, no campo das estratégias das organizações, transpor as abordagens jurídicas sobre os temas em estudo, a partir de nova compreensão do fenômeno jurídico.

Linhas de pesquisa:

· Direito Privado (Autonomia privada, regulação e estratégia);

· Direito Público (Esfera pública, legitimidade e controle).

Atos Legais de Autorização:

Recomendado e autorizado pela CAPES em 03 de novembro de 2009, de acordo com o Ofício nº. 142-10/2009/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.

Organização Curricular:

Conforme estabelecido no regulamento do curso, o aluno deve cumprir 450 horas, perfazendo um total de 30 créditos, integralizados em 7 (sete) disciplinas (4 obrigatórias, sendo 4 de sessenta horas e uma de trinta horas e 3 optativas, cada uma delas com sessenta ou trinta horas), além da apresentação e defesa da dissertação. As disciplinas são semestrais e o aluno deve concluir o Curso em até 04 (quatro) semestres letivos.

Número de vagas:

Conforme item 2.1 do edital, o processo de seleção visa ao preenchimento de 5 (cinco) vagas para o Curso de Mestrado em Direito da Universidade FUMEC, sendo 3 vagas na linha de pesquisa de Direito Privado (Autonomia privada, regulação e estratégia) e 2 vagas na linha de pesquisa de Direito Público (Esfera pública, legitimidade e controle), conforme descrição no anexo 1 do edital.

Conforme item 2.3 do edital, novas vagas poderão ser oferecidas até o encerramento do processo seletivo, a critério da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC.

Taxa de inscrição:

R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), devendo ser paga por meio de boleto bancário impresso (documento que será gerado após finalizar a inscrição), site http://ppg.fumec.br/direito/, não havendo, em caso de desistência, a devolução da taxa de inscrição.

Local de inscrição:

Avenida Afonso Pena, n. 3880, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte/MG, CEP 30.130-009. Horário: de 9h às 20 horas.

Documentação exigida (vide item 3.3 do edital):

· Formulário de inscrição, devidamente preenchido e impresso;

· 01 foto 3 x 4;

· Comprovante de pagamento da inscrição no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais)

· Cópia autenticada em cartório dos seguintes documentos:

1) Carteira de identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física);

2) Diploma de curso superior, em nível de bacharelado, reconhecido pelo MEC, em Direito ou área afim, ou documento atestando que a colação de grau do candidato dar-se-á até o dia 30/07/2018 (trinta de julho de dois mil e dezoito);

3) Histórico Escolar em nível superior;

4) Título de eleitor e devida prova de estar o candidato em dia com suas obrigações eleitorais (certidão da Justiça Eleitoral ou comprovantes de votação);

5) Certidão de nascimento ou de casamento (cópia simples);

6) Prova de estar o candidato em dia com suas obrigações militares, somente para candidato(s) do sexo masculino (cópia simples);

7) Comprovante de endereço (cópia simples);

· Projeto de pesquisa, em 02 (duas) vias encadernadas em espiral com os seguintes elementos mínimos:
a) Resumo;
b) Tema/problema;
c) Justificativas;
d) Objetivos;
e) Aspectos metodológicos;
f) Cronograma físico e referências;
g) Páginas: de 07 (sete) a 10 (dez) páginas, nos padrões da ABNT.

· 02 (duas) do Curriculum Vitae no modelo plataforma Lattes do CNPQ que contenha produção científica, experiência docente e profissional (cópia simples), acompanhado de cópia simples dos documentos comprobatórios das atividades nele constantes.

Faça aqui sua inscrição

Período de inscrições: 30/11/2018 a 10/12/2018, das 9h às 20h.