PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Mestrado

31.º PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO 

O Magnífico Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado Acadêmico em Administração, reconhecido pelo Decreto Estadual de 16 de março de 2006 e recomendado pela CAPES, em 14 de julho de 2006, de acordo com o Ofício n.º 509-04/CTC/CAPES.

Área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações.
Linhas de pesquisa:
– Estratégia em organizações e comportamento organizacional (Linha EOC);
– Inovação, tecnologias e marketing (Linha ITM).

Atos Legais de Autorização:
Recomendado e autorizado pela CAPES em 14 de julho de 2006, de acordo com o Ofício nº. 509-04/2006/CTC/CAPES.

Organização Curricular
A estrutura curricular do Curso de Mestrado em Administração caracteriza-se pela flexibilidade e dinamismo na oferta de disciplinas obrigatórias, optativas e seminários, oferecendo aos alunos maior possibilidade de escolha e aprofundamento temático. O currículo do Curso compreende um mínimo de 30 (trinta) créditos, sendo 12 (doze) em disciplinas obrigatórias, 12 (doze) em disciplinas optativas e 06 (seis) relativos à dissertação. Cada 15h de aula de disciplina equivale a 1 crédito. As disciplinas são bimestrais e o aluno deve concluir o Curso em até 04 (quatro) semestres letivos.

Requisitos:
O curso, com duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, destina-se aos portadores de diploma de bacharelado, licenciatura plena ou superior de tecnologia, reconhecidos pelo MEC, em qualquer área do conhecimento.

Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas anuais em 2022.

Período de inscrição:  de 18/10/2021 a 07/02/2022 (dezoito de outubro de dois mil e vinte e um a sete de fevereiro de dois mil e vinte e dois), enquanto houver vagas. Caso as vagas ofertadas para o curso de Mestrado em Administração não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a critério do Colegiado de Pós-Graduação, poderá ocorrer seleção ao longo do ano 2022, em regime de fluxo contínuo.

Documentação exigida:
Formulário de inscrição, devidamente preenchido e digitalizado, com a respectiva indicação da linha de pesquisa, disponível em FAÇA SUA INSCRIÇÃO;
b) 01 foto 3 x 4;
c) Comprovante de pagamento da inscrição de R$ 100,00 (cem reais), não havendo, em caso de desistência, a devolução da taxa de inscrição, cujo boleto pode ser obtido por meio do seguinte endereço eletrônico: http://pp.fumec.br/administracao/processo-seletivo/mestrado/;
d) Cópia do diploma de curso superior, em nível de bacharelado, licenciatura plena ou de tecnólogos, reconhecidos pelo MEC, em quaisquer áreas do conhecimento, ou documento atestando que o candidato vai colar grau no final do corrente semestre, ou que ele se formou e está aguardando diploma;
e) Curriculum vitae ou lattes (disponível em https://lattes.cnpq.br/);
f) Cópia do histórico acadêmico da graduação.

A inscrição somente será efetivada mediante o envio dos documentos digitalizados, no formato PDF via e-mail, para o seguinte endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br e enviados até o dia 07/02/2022 (sete de fevereiro de dois mil e vinte e dois), descrição do assunto: Inscrição para o 31.º Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Administração da Universidade FUMEC.

ETAPAS DA SELEÇÃO

Primeira etapa:
A Primeira Etapa, a ser realizada no dia 08/02/2022 (oito de fevereiro de dois mil e vinte e dois) terça-feira, às 19h (dezenove horas), será aplicada a seguinte prova de caráter eliminatório:

  • Redação – 100 (cem) pontos;
  • A prova acontecerá na modalidade à distância (on-line), por meio da plataforma Google Forms;
  • Os candidatos serão classificados (aprovados no limite das vagas) em ordem decrescente, considerando a nota obtida na prova da Primeira Etapa.

O resultado da Primeira Etapa será divulgado no site http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/mestrado/ e afixado na Secretaria do Programa, a partir das 14h (quatorze horas) do dia 09/02/2022 (nove de fevereiro de dois mil e vinte e dois), na Rua Cobre, 200, Prédio da FACE II, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG.

Segunda etapa 
A Segunda Etapa consistirá em avaliação dos candidatos que foram aprovados na Primeira Etapa, observados os seguintes procedimentos e critérios que, juntos, resultarão em escore de até 100 (cem) pontos (considerados os critérios de pontuação estabelecidos pelo Edital, p. 5 e 6))

As entrevistas acontecerão nos dias 10 e 11/02/2022 (dez e onze de fevereiro de dois mil e vinte e dois), quinta-feira e sexta-feira, na modalidade à distância (on-line), conforme a lista dos candidatos aprovados para a Segunda Etapa, elaborada pela Comissão Examinadora do Processo Seletivo.

Resultado final
O resultado final do Processo Seletivo, os candidatos classificados (aprovados no limite das vagas oferecidas) serão listados em ordem alfabética e a convocação para a matrícula será divulgada oficialmente pela Secretaria do Curso, no dia 14/02/2022 (quatorze de fevereiro de dois mil e vinte e dois).

Matrícula
Datas das matrículas: 15/02/2022 e 16/02/2022 (quinze e dezesseis de fevereiro de dois mil e vinte e dois).

Documentos complementares para matrícula:

A matrícula será efetivada mediante o pagamento da primeira parcela, assinatura e entrega do contrato de prestação de serviços educacionais, bem como o envio da documentação digitalizada por meio do endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br, conforme detalhes a saber:

  • Requerimento de Matrícula (disponível na Secretaria do Programa), devidamente preenchido, assinado pelo candidato e digitalizado;
  • Comprovante de Pagamento da Matrícula (disponível na Tesouraria da FACE/FUMEC, quando da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais);
  • Carteira de Identidade ou de documento que a substitua legalmente);
  • CPF/MF;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Título de Eleitor, no caso de candidato brasileiro;
  • Documento comprobatório de cumprimento das obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino e de nacionalidade brasileira;
  • Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão da Graduação;
  • No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.

Início das aulas:
O início das aulas do Curso de Mestrado em Administração está previsto para fevereiro de 2022, conforme o Calendário do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA), a ser definido pela Universidade FUMEC. As aulas serão realizadas, presencialmente, na Rua Cobre, 200 (Campus Universitário), B. Cruzeiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, facultado o sistema remoto, enquanto permitido pela CAPES.

Horário, dias/semana e local de funcionamento do curso:
O curso possui flexibilidade na oferta de disciplinas optativas durante a semana, em períodos diurnos e noturnos. As aulas das disciplinas obrigatórias ocorrem nas segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h (dezenove horas) às 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos).

Certificado conferido:
Diploma de Mestre em Administração.

A FACE/FUMEC SE RESERVA O DIREITO DE NÃO OFERECER O CURSO CASO O NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS SEJA INFERIOR A 15 (QUINZE).

Edital do 31.º Processo Seletivo do Mestrado em Administração
Novas condições de pagamento, mais informações, clique aqui:

Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação
Rua Cobre, 200 – FACE 2 – sala E105 – B. Cruzeiro – BH – MG – CEP : 30.310-190 ;
Informações Acadêmicas: (31) 3280-5000 / sec-mestrado@fumec.br;
Informações Financeiras:(31) 3228-3068 ou 3228-3069  / contasareceber@fumec.br