PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO
O Magnífico Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado Acadêmico em Administração, reconhecido pelo Decreto Estadual de 16 de março de 2006 e recomendado pela CAPES, em 14 de julho de 2006, de acordo com o Ofício n.º 509-04/CTC/CAPES.
Área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações.
Linhas de pesquisa:
– Estratégia em organizações e comportamento organizacional (Linha EOC);
– Inovação, tecnologias e marketing (Linha ITM).
Atos Legais de Autorização:
Recomendado e autorizado pela CAPES em 14 de julho de 2006, de acordo com o Ofício nº. 509-04/2006/CTC/CAPES.
Organização Curricular
A estrutura curricular do Curso de Mestrado em Administração caracteriza-se pela flexibilidade e dinamismo na oferta de disciplinas obrigatórias, optativas e seminários, oferecendo aos alunos maior possibilidade de escolha e aprofundamento temático. O currículo do Curso compreende um mínimo de 30 (trinta) créditos, sendo 12 (doze) em disciplinas obrigatórias, 12 (doze) em disciplinas optativas e 06 (seis) relativos à dissertação. Cada 15h de aula de disciplina equivale a 1 crédito. As disciplinas são bimestrais e o aluno deve concluir o Curso em até 04 (quatro) semestres letivos.
Requisitos:
O curso, com duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, destina-se aos portadores de diploma de bacharelado, licenciatura plena ou superior de tecnologia, reconhecidos pelo MEC, em qualquer área do conhecimento.
Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas anuais em 2023.
Período de inscrição: até dia 03/07/2023 . Caso as vagas ofertadas para o curso de Mestrado em Administração não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a critério do Colegiado de Pós-Graduação, poderá ocorrer seleção ao longo do ano 2023, em regime de fluxo contínuo.
Consulte condições de pagamento:
Documentação exigida:
a) Formulário de inscrição, devidamente preenchido e digitalizado, com a respectiva indicação da linha de pesquisa, disponível em FAÇA SUA INSCRIÇÃO;
b) Comprovante de pagamento da inscrição de R$ 100,00 (cem reais), não havendo, em caso de desistência, a devolução da taxa de inscrição, cujo boleto pode ser obtido por meio do seguinte endereço eletrônico: http://pp.fumec.br/administracao/processo-seletivo/mestrado/;
d) Curriculum vitae ou lattes (disponível em https://lattes.cnpq.br/);
A inscrição somente será efetivada mediante o envio dos documentos digitalizados, no formato PDF via e-mail, para o seguinte endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br, descrição do assunto: Inscrição para o 32.º Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Administração da Universidade FUMEC.
ETAPAS DA SELEÇÃO
Primeira etapa:
A Primeira Etapa : A prova será caráter eliminatório:
- Redação – 100 (cem) pontos;
- A prova acontecerá na modalidade à distância (on-line), por meio da plataforma Google Forms;
- Os candidatos serão classificados (aprovados no limite das vagas) em ordem decrescente, considerando a nota obtida na prova da Primeira Etapa.
O resultado da Primeira Etapa será divulgado por meio do site http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/mestrado/ e afixado na Secretaria do Programa, na Rua Cobre, 200, Prédio Sede Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG.
Segunda etapa
A Segunda Etapa consistirá em avaliação dos candidatos que foram aprovados na Primeira Etapa, observados os seguintes procedimentos e critérios que, juntos, resultarão em escore de até 100 (cem) pontos (considerados os critérios de pontuação estabelecidos pelo Edital, p. 5 e 6).
As entrevistas acontecerão na modalidade à distância (on-line), conforme a lista dos candidatos aprovados para a Segunda Etapa, elaborada pela Comissão Examinadora do Processo Seletivo.
Matrícula
Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão efetuar matrícula: de 13/07/2023 a 17/07/2023.
Documentos complementares para matrícula:
A matrícula será efetivada mediante o pagamento da primeira parcela, assinatura e entrega do contrato de prestação de serviços educacionais, bem como o envio da documentação digitalizada por meio do endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br, conforme detalhes a saber:
- Requerimento de Matrícula (disponível na Secretaria do Programa), devidamente preenchido, assinado pelo candidato e digitalizado;
- Comprovante de Pagamento da Matrícula (disponível no Setor Financeiro da FACE/FUMEC, quando da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais);
- Carteira de Identidade ou de documento que a substitua legalmente);
- CPF/MF;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento;
- Título de Eleitor, no caso de candidato brasileiro;
- Comprovante de residência;
- Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão da Graduação;
- No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.
Início das aulas:
O início das aulas do Curso de Mestrado em Administração está previsto para 07 de agosto de 2023, conforme o Calendário do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA), a ser definido pela Universidade FUMEC. As aulas serão realizadas, presencialmente, na Rua Cobre, 200 (Campus Universitário), B. Cruzeiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, facultado o sistema remoto, enquanto permitido pela CAPES.
Horário, dias/semana e local de funcionamento do curso:
O curso possui flexibilidade na oferta de disciplinas optativas durante a semana, em períodos diurnos e noturnos. As aulas das disciplinas obrigatórias ocorrem nas segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h (dezenove horas) às 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos).
Certificado conferido:
Diploma de Mestre em Administração.
A FACE/FUMEC SE RESERVA O DIREITO DE NÃO OFERECER O CURSO CASO O NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS SEJA INFERIOR A 15 (QUINZE).
Edital do 32.º Processo Seletivo do Mestrado em Administração;
Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação
Rua Cobre, 200 – FACE 1 – 1º andar – B. Cruzeiro – BH – MG – CEP : 30.310-190 ;
Informações Acadêmicas: (31) 3280-5000 / sec-mestrado@fumec.br;
Informações Financeiras:(31) 3228-3068 ou 3228-3069 / contasareceber@fumec.br