17.º PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO
O Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Administração, curso recomendado pela CAPES de acordo com o Ofício n.º 052-10/2009/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.
Área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações.
Linhas de pesquisa:
– Estratégia em organizações e comportamento organizacional (Linha EOC);
– Inovação, tecnologias e marketing (Linha ITM).
Período de inscrição: 20/12/2022 a 27/02/2023 . Caso as vagas ofertadas para o curso de Doutorado em Administração não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a critério do Colegiado de Pós-Graduação, poderá ocorrer seleção ao longo do ano 2023, em regime de fluxo contínuo;
Número de vagas: Serão selecionados 06 (seis) alunos portadores de diploma de mestrado, reconhecidos pela Capes;
Taxa de inscrição: A taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) deverá ser paga por meio de boleto bancário impresso, obtido do site http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/doutorado/;
Documentação para inscrição: Preferencialmente, os documentos deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br, descrição do assunto: Inscrição para o 16.º Processo Seletivo do Curso de Doutorado em Administração da Universidade FUMEC – Vagas Remanescentes.
Documentação exigida:
– Formulário de inscrição devidamente preenchido e impresso, disponível em FAÇA SUA INSCRIÇÃO;
– Comprovante de pagamento da inscrição;
– Cópia do diploma de graduação e do histórico escolar expedidos por estabelecimento reconhecido oficialmente;
– Cópia do diploma e do histórico escolar do curso de mestrado reconhecido pela Capes;
– Documento oficial de identidade;
– CPF;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Título de eleitor e certidão de situação eleitoral (pode ser obtida pelo sítio eletrônico da Justiça Eleitoral), no caso de candidato brasileiro;
– Comprovante de endereço;
– Resultado do Teste Anpad (desde que realizado a partir de setembro de 2021), necessário somente para aqueles que optarem pela realização deste Teste (não é obrigatório);
– Comprovante digitalizado de aprovação em exame de proficiência em língua inglesa. A certificação de proficiência em língua estrangeira deve ser reconhecida oficialmente pelo governo do país de origem. Serão aceitos certificados de aprovação em exames de proficiência de língua estrangeira realizados pelo: CENEX/ FALE/UFMG, acesso pelo sítio eletrônico: https://cenex.letras.ufmg.br/, ou Teste Anpad, para cursos de Pós-Graduação nos últimos 03 (três) anos ou de acordo com prazo vigente no documento;
– No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica documentos relacionados devem ser apresentados sob a forma de fotocópia, e acompanhados dos originais, para simples verificação;
– 01 (uma) via digital do Currículo Lattes, elaborado segundo modelo disponível na Plataforma Lattes do CNPq, acesso pelo sítio eletrônico www.cnpq.br e documentado com os respectivos comprovantes (cópia de diplomas e títulos, cópia de publicações, participações em eventos e outros). Considerando que o Currículo Lattes é de natureza predominantemente científico-acadêmica, recomenda-se que o candidato enfatize sua experiência profissional, usando uma lauda complementar, se necessário;
– 01 (uma) via digital do Pré-Projeto de Tese em 12 (doze) laudas digitadas, espaçamento de 1,5 (um vírgula cinco), fonte Arial, tamanho 12 (doze), contendo: título, introdução, problema de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos, fundamento teórico, metodologia e referências. O candidato deverá escolher um dentre os seguintes temas relacionados com as linhas de pesquisa do programa, p. 3 do edital.Etapas de seleção:
Primeira etapa :
A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, acontecerá no dia 01/03/2023 (um de fevereiro de dois mil e vinte e três) quarta-feira, e se baseará no Teste Anpad (opcional) ou Prova Escrita de conhecimento (para o candidato que não apresentar o Teste Anpad). As provas serão aplicadas por meio da plataforma Google Forms (on-line).
- A prova de redação será realizada remotamente (on-line) a partir de qualquer local físico conveniente ao candidato (a);
- A prova de redação, obrigatória para todos os candidatos inscritos no certame, será aplicada no dia 01/03/2023 , às 19h (dezenove horas), e versará sobre tema relacionado à área de Administração e terá duração de 1h30min. (um hora e trinta minutos);
- Os candidatos que apresentarem o resultado do Teste Anpad, realizado a partir de setembro de 2021, somente se submeterão à prova de redação;
- A prova escrita de conhecimentos será realizada pelos candidatos que não apresentaram o Teste Anpad e aplicada no mesmo dia e horário da prova de redação;
- A prova de língua estrangeira (Interpretação de Texto em Inglês) será aplicada aos candidatos que não apresentaram o resultado de Proficiência em Língua Inglesa, e será realizada no mesmo dia e horário;
- Serão selecionados para a segunda etapa, até 18 (dezoito) candidatos que obtiverem a maior pontuação do somatório das seguintes provas (pontuação máxima 1.000 pontos) (consulte os critérios de pontuação relacionados no item 5.1.6 – Edital do processo seletivo).
Resultado da 1.ª etapa:
O resultado da Primeira Etapa será divulgado até o dia 02/03/2023 no site http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/doutorado/.
Segunda etapa:
A segunda etapa, de caráter eliminatório, acontecerá no dia 02/03/2023 , e terá os seguintes valores: 200 (duzentos) pontos na análise do Currículo Lattes, 100 (cem) pontos da avaliação do Pré-Projeto de tese e 200 (duzentos) pontos da entrevista;
As entrevistas acontecerão conforme relação aprovada pela comissão seleção, e serão realizadas remotamente por meio de vídeo conferência, via aplicativo Google Meet, com convite de acesso enviado previamente por e-mail, conforme a lista dos candidatos aprovados para a Segunda Etapa, elaborada pela Comissão Examinadora do Processo Seletivo. Na entrevista, deverão ser avaliados os seguintes quesitos, no valor total de até 200 (duzentos) pontos: i. trajetória acadêmica e profissional; ii. argumentação acerca das ideias contidas no Pré-Projeto de Pesquisa e iii. disponibilidade para pesquisa.
O resultado final do Processo Seletivo, será divulgado no dia 03/03/2023 . Os candidatos classificados (aprovados no limite das vagas oferecidas) serão listados em ordem alfabética e a convocação para a matrícula será divulgada oficialmente pela Secretaria do Curso, a partir das 18h (dezoito horas), e pelo sítio eletrônico: http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/doutorado/
Matrícula:
As matrículas serão realizadas nos dias 03/03/2023 a 07/03/2023, conforme data estabelecida pela comissão de seleção.
Documentos complementares para matrícula que serão entregues na Secretaria do Curso:
- Requerimento de matrícula, disponível na Secretaria do Curso, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato;
- Apresentação do comprovante de pagamento da matrícula (disponível no Setor Financeiro da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC), concomitante à assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;
- Documento oficial de identidade;
- CPF;
- Certidão de nascimento/casamento;
- Título de eleitor e certidão de situação eleitoral (pode ser obtida pelo sítio eletrônico da Justiça Eleitoral), no caso de candidato brasileiro;
- Comprovante de endereço;
- No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.
Horário, dias/semana e local de funcionamento do curso:
O início das aulas do Curso de Doutorado em Administração está previsto para março de 2023, conforme o Calendário do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA), a ser definido pela Universidade FUMEC. As aulas serão realizadas, presencialmente, na Rua Cobre, 200 (Campus Universitário), B. Cruzeiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, facultado o sistema remoto, enquanto permitido pela CAPES.
O curso apresenta flexibilidade na oferta de disciplinas optativas durante a semana, em turnos diurno e noturno. As aulas das disciplinas obrigatórias ocorrem nas segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h (dezenove horas) às 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos).
- EDITAL DO 17.º PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO (ÍNTEGRA) – fluxo contínuo;
- Condição de Pagamento (2023);
- A FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS (FACE) DA UNIVERSIDADE FUMEC RESERVA-SE O DIREITO DE NÃO OFERECER O CURSO, CASO O NÚMERO DE MATRICULADOS SEJA DE APENAS 01 (UM) ALUNO.
RESULTADO FINAL 17º PROCESSO SELETIVO DOUTORADO – PDMA : Clique aqui
INFORMAÇÕES GERAIS
Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação
http://ppg.fumec.br/administracao/
E-mail: sec-mestrado@fumec.br
Rua Cobre, 200 – 1.º andar – Prédio (FACE I) – Cruzeiro – 30310-190 – BH/MG.
Tel.: 0800-300200 ou (31) 3280-5000