PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Doutorado

RESULTADO FINAL – APROVADOS

15.º PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FUMEC (PDMA – VR)

O Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Administração, curso recomendado pela CAPES de acordo com o Ofício n.º 052-10/2009/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.

Área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações.

Linhas de pesquisa: – Estratégia e Tecnologias em Marketing;
– Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional.

Período de inscrição: 27/01/2021. Caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a juízo do Colegiado do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração, poderá ocorrer seleção ao longo do ano 2021, em regime de fluxo contínuo;
Número de vagas: Serão selecionados  06 (seis) alunos portadores de diploma de mestrado, reconhecidos pela Capes;
Taxa de inscrição: A taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) deverá ser paga por meio de boleto bancário impresso, obtido do site http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/doutorado/;
Documentação para inscrição: Preferencialmente, os documentos deste Edital deverão ser enviados até o dia 27/01/2021 (vinte e sete de janeiro de dois mil e vinte e um), para o email: sec-mestrado@fumec.br, descrição do assunto: Inscrição para o 15.º Processo Seletivo do Curso de Doutorado em Administração da Universidade FUMEC

Documentação exigida:
– Formulário de inscrição devidamente preenchido e impresso, disponível em FAÇA SUA INSCRIÇÃO;
– 01 (uma) foto 3 x 4 recente;
– Comprovante de pagamento da inscrição;
– Cópia do diploma de graduação e do histórico escolar expedidos por estabelecimento reconhecido oficialmente;
– Cópia do diploma e do histórico escolar do curso de mestrado reconhecido pela Capes;
– Documento oficial de identidade;
– CPF;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Título de eleitor e certidão de situação eleitoral (pode ser obtida pelo sítio eletrônico da Justiça Eleitoral), no caso de candidato brasileiro;
– Certificado Militar, se for o caso;
– Comprovante de endereço;
– Certificados de proficiências em inglês (exceto que se faça o Teste Anpad), e segundo idioma estrangeiro;
– No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica documentos relacionados devem ser apresentados sob a forma de fotocópia, e acompanhados dos originais, para simples verificação;
– Resultado do teste da ANPAD, posterior a 1º/09/2018 (primeiro de setembro de dois mil e dezoito), Nota do Teste da ANPAD – número de pontos ponderando a realização ou não da prova de inglês (até 600 pontos). Informações sobre as provas que compõem o teste da ANPAD no sítio eletrônico: http://testeanpad.org.br/ (importante: 1º aditivo, clique aqui);
– Certificado de proficiência dos idiomas: inglês (exceto que faça o exame de inglês da ANPAD) e segundo idioma estrangeiro;
– 01 (uma) via digital do Currículo Lattes, elaborado segundo modelo disponível na Plataforma Lattes do CNPq, acesso pelo sítio eletrônico www.cnpq.br e documentado com os respectivos comprovantes (cópia de diplomas e títulos, cópia de publicações, participações em eventos e outros). Considerando que o Currículo Lattes é de natureza predominantemente científico-acadêmica, recomenda-se que o candidato enfatize sua experiência profissional, usando uma lauda complementar, se necessário;
– 01 (uma) via digital do Pré-Projeto de Tese em 12 (doze) laudas digitadas,  espaçamento de 1,5 (um vírgula cinco), fonte Arial, tamanho 12 (doze), contendo: título, introdução, problema de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos, fundamento teórico, metodologia e referências. O candidato deverá escolher um dentre os seguintes temas relacionados com as linhas de pesquisa do programa (clique aqui para se informar sobre as linhas de pesquisa p. 3 e 4).

Os documentos acima poderão ser enviados pelos Correios,  para a Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação da Universidade FUMEC, endereço: Rua Cobre, nº 200 – B. Cruzeiro – prédio FACE II, sala E105, Belo Horizonte –MG / CEP. 30.310-190, até o dia 20/01/2021 (vinte de janeiro de dois mil e vinte e um), por Sedex, cuja data de postagem valerá como comprovação de atendimento ao prazo de inscrição.

Etapas de seleção:

Primeira etapa :
A primeira etapa, de caráter eliminatório, se baseará no teste da ANPAD, comprovantes de proficiência em idioma inglês e segunda língua estrangeira. A prova de redação ocorrerá no dia  29/01/2021 (vinte e nove de novembro de dois mil e vinte e um) sexta-feira, às 18h (dezoito horas) e terá a duração de 01h30min (uma hora e trinta minutos);

A prova de redação será realizada remotamente (on-line) a partir de qualquer local físico conveniente ao candidato (a). É necessário realizar a impressão do material enviado ao candidato;

A prova de redação terá o valor de 400 (quatrocentos) pontos e versará sobre tema relacionado à área de Administração, devendo o candidato obter, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) desse valor, ou seja, 200 (duzentos) pontos, para ser aprovado nessa primeira etapa

 Serão selecionados para a segunda etapa, até 18 (dezoito) candidatos que obtiverem a maior pontuação do somatório das seguintes provas (pontuação máxima 1.000 pontos).

Resultado da 1ª etapa:
O resultado da Primeira Etapa será divulgado no site http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/mestrado/ e afixado na Secretaria do Programa, a partir das 16h (dezesseis horas) do dia 01/02/2021 (primeiro de fevereiro de dois mil e vinte um), na Rua Cobre, 200, Prédio da FACE II, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG.

Segunda etapa:
A segunda etapa, de caráter eliminatório, terá os seguintes valores: 200 (duzentos) pontos na análise do Currículo Lattes, 100 (cem) pontos da avaliação do Pré-Projeto de tese e 200 (duzentos) pontos da entrevista

As entrevistas acontecerão nos dias 02 /02/2021 (dois de fevereiro de dois mil e vinte um), terça-feira, na modalidade à distância, conforme a lista dos candidatos aprovados para a Segunda Etapa, elaborada pela Comissão Examinadora do Processo Seletivo. Na entrevista, deverão ser avaliados os seguintes quesitos, no valor total de até 200 (duzentos) pontos: i. trajetória acadêmica e profissional; ii. argumentação acerca das ideias contidas no Pré-Projeto de Pesquisa e iii. disponibilidade para pesquisa.

A nota final da segunda etapa do Processo Seletivo consistirá na soma das notas: Currículo Lates – 200 (duzentos) pontos, avaliação do Pré-Projeto de Tese – 100 (cem) pontos e entrevista – 200 (duzentos) pontos, perfazendo uma nota de 500 (quinhentos pontos) para essa etapa.

Resultado final:
Será divulgado no dia 03/02/2021 a partir das 18hs no site da FUMEC e na secretaria do Curso de Doutorado da FACE/FUMEC, à Rua Cobre, 200 – Sl. E105 – 1º andar – Prédio E (FACE II) – Cruzeiro – 30310-190 – BH/MG, a partir das 18h (dezoito horas), e pelo sítio eletrônico: http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/doutorado/.

Matrícula:
Data das matrículas: 04, 05 e 08/02/2021 (quatro, cinco e oito de fevereiro de dois mil e vinte um), de 9h (nove horas) às 20h (vinte horas), na Secretaria do Curso de Doutorado em Administração e na Tesouraria da Faculdade de Ciências Empresariais – FACE/FUMEC.

Documentos complementares para matrícula que serão entregues na Secretaria do Curso:

  • Requerimento de matrícula, disponível na Secretaria do Curso, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato;
  • Apresentação do comprovante de pagamento da matrícula (disponível na Tesouraria da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC), concomitante à assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;
  • Documento oficial de identidade;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento/casamento;
  • Título de eleitor e certidão de situação eleitoral (pode ser obtida pelo sítio eletrônico da Justiça Eleitoral), no caso de candidato brasileiro;
  • Certificado Militar, se for o caso;
  • Comprovante de endereço;

No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.

Início das aulas:
As aulas do Curso de Doutorado em Administração estão previstas para iniciar em fevereiro de 2021.

Horário, dias/semana e local de funcionamento do curso:
O curso possui flexibilidade na oferta de disciplinas optativas durante a semana, em períodos diurnos e noturnos. As aulas das disciplinas obrigatórias ocorrem nas segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 22h30.

INFORMAÇÕES GERAIS
Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação
http://ppg.fumec.br/administracao/
E-mail: sec-mestrado@fumec.br

Rua Cobre, 200 – Sl. E105 – 1º andar – Prédio E (FACE II) – Cruzeiro – 30310-190 – BH/MG.
Tel.: 0800-300200 ou (31) 3280-5000