PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Doutorado

14.º PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FUMEC (PDMA)

VAGAS REMANESCENTES

O Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Administração, curso recomendado pela CAPES de acordo com o Ofício n.º 052-10/2009/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.

Área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações.

Linhas de pesquisa: – Estratégia e Tecnologias em Marketing;
– Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional.

Período de inscrição: Estão abertas as inscrições até o dia 20/11/2019 (vinte de novembro de dois mil e dezenove) para seleção de candidatos ao Doutorado. Caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a juízo do Colegiado do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração, poderá ocorrer seleção ao longo do ano 2020, em regime de fluxo contínuo.

Número de vagas:
Serão selecionados  06 (seis) alunos portadores de diploma de mestrado, reconhecidos pela Capes.

INSCRIÇÕES:
Taxa de inscrição: A taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) deverá ser paga por meio de boleto bancário impresso, obtido do site http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/doutorado/ ;
Local de inscrição: Secretaria do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração, Rua Cobre, 200 – Sl. E105 – 1º andar – Prédio E (FACE II) – Cruzeiro – 30310-190 – BH/MG – de segunda-feira a sexta-feira, das 9h (nove horas) às 20h (vinte horas);

Documentação exigida:
– Formulário de inscrição devidamente preenchido e impresso, disponível em CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO;
– 01 (uma) foto 3 x 4 recente;
– Comprovante de pagamento da inscrição;
– Cópia do diploma de graduação e do histórico escolar expedidos por estabelecimento reconhecido oficialmente;
– Cópia do diploma e do histórico escolar do curso de mestrado reconhecido pela Capes;
– Documento oficial de identidade;
– CPF;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Título de eleitor e certidão de situação eleitoral (pode ser obtida pelo sítio eletrônico da Justiça Eleitoral), no caso de candidato brasileiro;
– Certificado Militar, se for o caso;
– Comprovante de endereço;
– Resultado do Teste Anpad, posterior a 1º/09/2017 (primeiro de setembro de dois mil e dezessete);
– Certificado de proficiência dos idiomas inglês (exceto que faça o exame de inglês da ANPAD) e segundo idioma estrangeiro;
– No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica documentos relacionados devem ser apresentados sob a forma de fotocópia, e acompanhados dos originais, para simples verificação;
– 03 (três) cópias do Pré-Projeto de Tese, apresentado de forma impressa em 12 (doze) laudas digitadas, em espaço 1,5 (um vírgula cinco), fonte Arial, tamanho 12 (doze), contendo: título, introdução, problema de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos, fundamento teórico, metodologia e referências. O candidato deverá escolher um dentre os seguintes temas relacionados com as linhas de pesquisa do programa (clique aqui para se informar sobre as linhas de pesquisa (clique aqui para se informar sobre as linhas de pesquisa p. 3 e 4);
– 03 (três) cópias do Currículo Lattes, elaborado segundo modelo disponível na Plataforma Lattes do CNPq, acesso pelo sítio eletrônico www.cnpq.br e documentado com os respectivos comprovantes (cópia de diplomas e títulos, cópia de publicações, participações em eventos e outros). Considerando que o Currículo Lattes é de natureza predominantemente científico-acadêmica, recomenda-se que o candidato enfatize sua experiência profissional, usando uma lauda complementar, se necessário.

Os documentos relacionados também poderão ser enviados pelos Correios , para o endereço: Rua Cobre, 200 – Sl. E105 – 1º andar – Prédio E (FACE II) – Cruzeiro – 30310-190 – BH/MG, até o dia 14/11/2019 (quatorze de novembro de dois mil e dezenove), cuja data de postagem valerá como comprovação de atendimento ao prazo de inscrição previsto neste item. A não observância de qualquer dos itens do processo de inscrição implicará na eliminação automática do candidato.

Etapas de seleção:

Primeira etapa:
A primeira, de caráter classificatório, se baseará no teste da ANPAD, nos comprovantes de proficiências em idioma inglês e segunda língua estrangeira, bem como na prova de redação, que o ocorrerá no dia 22/11/2019 (vinte e dois de novembro de dois mil e dezenove) às 18h (informações gerais, leia o edital p. 5).

 Serão selecionados para a segunda etapa até 18 (dezoito) candidatos que obtiverem a maior pontuação do somatório das provas (pontuação máxima 1.000 pontos). As provas ocorrerão no Campus Universitário – Rua Cobre, 200 – Sl. E105 – 1º andar – Prédio E (FACE II) – B. Cruzeiro – 30.310-190 – Belo Horizonte – MG. Os candidatos deverão apresentar-se com 30 (trinta) minutos de antecedência, munidos de documento oficial de identidade e comprovante de inscrição emitido pela Secretaria. O tempo total de duração das provas será de 4h (quatro horas).

O resultado da primeira etapa, além de ser afixado na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação, até o dia 27/11/2019 (vinte e sete de novembro de dois mil e dezenove), quarta-feira, a partir das 16 (dezesseis) horas, será  disponibilizado no sítio eletrônico: http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/doutorado/.  Os candidatos aprovados nesta etapa participarão da segunda etapa pela comissão de seleção designada pelo Colegiado do PDMA. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que não comparecer para a entrevista, na data e horário estabelecidos. 

Segunda etapa:
A segunda etapa, de caráter eliminatório, terá os seguintes valores: 200 (duzentos) pontos para a análise do Currículo Lattes; 100 (cem) pontos para a avaliação do Pré-Projeto de Tese e 200 (duzentos) pontos da entrevista.  (informações gerais, leia o edital p.6).

As entrevistas acontecerão no Campus Universitário – Rua Cobre, 200 – Sl. E105 – 1º andar – Prédio E (FACE II) – B. Cruzeiro – 30.310-190 – Belo Horizonte – MG, no dia 04/12/2019 (quatro de dezembro de dois mil e dezenove), conforme a lista dos candidatos classificados para a segunda etapa, elaborada pela Comissão Examinadora do Processo Seletivo, não sendo possível a alteração das datas e dos horários que serão agendados.

A nota final da segunda etapa do Processo Seletivo consistirá na divisão da soma das notas: Currículo Lates – 200 (duzentos) pontos, avaliação do Pré-Projeto de Tese – 100 (cem) pontos e entrevista – 200 (duzentos) pontos, perfazendo uma nota de 500 (quinhentos pontos) para essa etapa (informações gerais, leia o edital p.7).

Resultado final:
Dia 06/12/2019 (seis de dezembro de dois mil e dezenove), a partir das 16h. 
Para o resultado final do Processo Seletivo, os candidatos classificados (aprovados no limite das vagas oferecidas) serão listados em ordem alfabética e a convocação para a matrícula será divulgada oficialmente pela Secretaria do Curso, pelo sítio eletrônico: http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/doutorado/. Posteriormente, o Colegiado designará o orientador do aluno, na linha de pesquisa por ele escolhida. 

Matrícula:
Dias 10 e 11/12/2019 (dez e onze de dezembro de dois mil e dezenove), das 9h às 20h,
na Secretaria do Programa, à Rua Cobre, 200 – Sl. E105 – 1º andar – Prédio E (FACE II) – Cruzeiro – 30310-190 – BH/MG. Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão efetuar sua matrícula na Secretaria do Curso e na Tesouraria da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC.

Documentos complementares para matrícula que serão entregues na Secretaria do Curso:
– Requerimento de matrícula, disponível na Secretaria do Curso, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato;
– Apresentação do comprovante de pagamento da matrícula (disponível na Tesouraria da Universidade FUMEC), concomitante à assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

Início das aulas:
As aulas do Curso de Doutorado em Administração estão previstas para iniciar fevereiro de 2020, às 19h, na sede do Programa, na Rua Cobre, 200 –  Prédio Sede (stricto sensu) – Bairro Cruzeiro – 30310-190 – BH/MG .

Horário, dias/semana e local de funcionamento do curso:
O curso possui flexibilidade na oferta de disciplinas optativas durante a semana, em períodos diurnos e noturnos. As aulas das disciplinas obrigatórias ocorrem nas segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 22h30.

INFORMAÇÕES GERAIS
Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação
http://ppg.fumec.br/administracao/
Rua Cobre, 200 – Sl. E105 – 1º andar – Prédio E (FACE II) – Cruzeiro – 30310-190 – BH/MG.
Tel.: 0800-300200 ou (31) 3280-5000