PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Processo seletivo

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL (MINTER) EM ADMINISTRAÇÃO (STRICTO SENSU) DA FACE/FUMEC E DO INSTITUTO COOPERAR BRASIL DE INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – COOPERAR BRASIL

Instruídos pelo Ofício Circular nº 5/2018-DAV/CAPES, bem como pela Portaria CAPES nº 243 de 06 de novembro de 2019, o Reitor da Universidade FUMEC, de Belo Horizonte, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Mestrado em Administração da Faculdade de Ciências Empresariais – FACE, em parceria com o Instituto Cooperar Brasil de Inclusão e Transformação Social – COOPERAR BRASIL, na categoria MINTER (mestrado Interinstitucional).

Área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações.
Linhas de pesquisa:
– Estratégia em organizações e comportamento organizacional (Linha EOC);
– Inovação, tecnologias e marketing (Linha ITM).

Atos Legais de Autorização:
Recomendado e autorizado pela CAPES em 14 de julho de 2006, de acordo com o Ofício nº. 509-04/2006/CTC/CAPES.

DO NÚMERO DE VAGAS

O processo de seleção, a que se refere o presente Edital, tem a finalidade de selecionar 20 (vinte) alunos para o Curso Mestrado Acadêmico em Administração da FACE/FUMEC, que pertençam ao quadro do Instituto Cooperar Brasil de Inclusão e Transformação Social – COOPERAR BRASIL, independentemente do campus ou área de atuação.

Período de inscrição: de 10/11/2021 a 15/11/2021, enquanto houver vagas, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado.

Documentação exigida:
Formulário de inscrição, devidamente preenchido e digitalizado, com a respectiva indicação da linha de pesquisa, disponível em FAÇA SUA INSCRIÇÃO;
b) 01 foto 3 x 4;
c) Cópia do diploma de curso superior, em nível de bacharelado, licenciatura plena ou de tecnólogos, reconhecidos pelo MEC, em quaisquer áreas do conhecimento, ou documento atestando que o candidato vai colar grau no final do corrente semestre, ou que ele se formou e está aguardando diploma;
d) Curriculum vitae ou lattes (disponível em https://lattes.cnpq.br/);
e) Cópia do histórico acadêmico da graduação.

A documentação exigida para inscrição, nos termos do Edital, deverá ser enviada para o endereço eletrônico da Secretaria acadêmica do Curso de Mestrado em Administração: sec-mestrado@fumec.br, descrição do assunto: Inscrição para 01º Processo Seletivo entre a Universidade FUMEC e o Instituto Cooperar Brasil (MINTER).

ETAPAS DA SELEÇÃO

Primeira etapa:
Primeira Etapa, a ser realizada no dia 17/11/2021 (dezessete de novembro de dois mil e vinte e um), das 18h (dezoito horas) às 19h30 (dezenove horas e trinta minutos), será aplicada a prova de redação, de caráter eliminatório, conforme detalhes a saber:

  • Redação – 100 (cem) pontos;
  • A prova acontecerá na modalidade à distância (on-line), por meio da plataforma Google Forms;
  • Os candidatos serão classificados e listados em ordem alfabética (aprovados no limite das vagas).

O resultado da Primeira Etapa será divulgado no site  http://ppg.fumec.br/administracao/processo-seletivo/  no dia 18/11/2021 até às 12h (doze horas).

Segunda etapa:
A Segunda Etapa consistirá em avaliação dos candidatos que foram aprovados na Primeira Etapa. As entrevistas acontecerão nos dias 18/11/2021 (quinta-feira) – das 18h às 22h30, remotamente por meio de vídeo conferência, via aplicativo Zoom ou Google Meet, com convite de acesso enviado previamente por e-mail, conforme a lista dos candidatos aprovados para a Segunda Etapa, elaborada pela Comissão Examinadora do Processo Seletivo.

DO RESULTADO FINAL
O resultado final do Processo Seletivo e a convocação para a matrícula serão divulgados oficialmente pela Secretaria do Programa, no dia 19/11/2021.

DA MATRÍCULA
Data das matrículas:  23/11/2021 e 24/11/2021, por meio do envio da documentação para o endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br.

A matrícula somente será efetivada mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Requerimento de Matrícula (disponível na Secretaria do Programa), devidamente preenchido e assinado pelo candidato aprovado
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado pelo Instituto Cooperar Brasil;
  • Cópia da Carteira de Identidade ou de documento que a substitua legalmente;
  • Cópia do CPF/MF;
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Cópia do Título de Eleitor, no caso de candidato brasileiro;
  • Cópia do Diploma da Graduação;
  • Documento comprobatório de cumprimento das obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino e de nacionalidade brasileira;
  • No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.

DO INÍCIO DAS AULAS
As aulas do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração terão início em 26 de novembro de 2021, conforme calendário que será entregue na matrícula do aluno ou divulgado no site do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC (http://ppg.fumec.br/administracao/informacoes-academicas/calendario-academico/).

DO HORÁRIO, DIAS/SEMANA E FUNCIONAMENTO DO CURSO
O curso possui flexibilidade na oferta de disciplinas optativas durante a semana, em períodos diurnos e noturnos. As aulas das disciplinas obrigatórias ocorrem às segundas-feiras e quartas-feiras ou às sextas-feiras e sábados.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO (MINTER)