PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Histórico

A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, foi fundada em 1965. Com a implantação, inicialmente, da Faculdade de Ciências Empresariais (FACE) e da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA), a Instituição ampliou suas áreas de atuação e criou, posteriormente, a Faculdade de Ciências Humanas (FCH), hoje Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. Destas três Faculdades isoladas surge, em 2000, o Centro Universitário FUMEC. Com o desenvolvimento em projetos pedagógicos, corpo docente e infraestrutura, a Instituição conquista, em 2004, o credenciamento como Universidade.

Em 2022 a Universidade Fumec completa 57 anos de trajetória e sua missão educacional visa atender às necessidades básicas e complementares para a adequada formação dos alunos. Dispõe de professores qualificados e de infraestrutura para o desenvolvimento de suas atividades: salas de aula amplas e equipadas, salas multimeios, laboratórios modernos, espaços para eventos acadêmicos, espaço de convivência e bibliotecas com suporte de informática e recursos multimídia. Além disso, dá o devido destaque ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão e à realização de estágios e visitas técnicas. O investimento em capacitação de pessoal e criação de cursos estão também devidamente previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade FUMEC. Os órgãos colegiados, integrados por professores, alunos e pessoal técnico-administrativo, respondem pela ação participativa na Instituição.

A Universidade FUMEC oferece cursos de graduação, superiores de tecnologia, pós-graduação lato sensu (especialização), pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e de extensão. Além dos cursos presenciais, a FUMEC Virtual oferece opções na modalidade de Educação a Distância (EaD). Aos estudantes é proporcionada, ainda, a oportunidade de intercâmbio internacional e dupla titulação, com base em convênios firmados com outras instituições, por meio do setor de Relações Internacionais.

A Universidade FUMEC tem consciência de sua responsabilidade social e, sem perder de vista a formação humanista e cidadã, mantém seu compromisso com a educação superior de qualidade, como justificativa de seu funcionamento e sua existência.

O Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC consiste em um programa formado por Mestrado Acadêmico em Administração, criado em 2006 com recomendação da CAPES e pelo Doutorado em Administração que foi autorizado e recomendado em 2009.

  • Atos Legais de Autorização:
    Mestrado em Administração – Recomendado e autorizado pela CAPES em 14 de julho de 2006, de acordo com o Ofício nº. 509-04/2006/CTC/CAPES;
  • Doutorado em Administração – Recomendado e autorizado pela CAPES, de acordo com o Ofício nº. 052- 10/2009CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.

Missão do PDMA

A missão do Programa é a produção de pesquisa criativa, de ponta, e a formação de pesquisadores com habilidade científica, conhecimento metodológico e capacidade crítica. Entende-se que a pesquisa se orienta por métodos científicos rigorosos que respaldam os resultados alcançados, com capacidade de reprodução e contribuição para o progresso da ciência. Conforme a natureza dos problemas, as pesquisas assumem características positivista ou interpretativista, tendo os pesquisadores liberdade na escolha metodológica.

Assim, o objetivo geral do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC é a geração de novos conhecimentos e a formação de doutores e mestres com habilidades para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e inovação na área da Administração.

São objetivos específicos do PDMA:

  1. Formar doutores e mestres para exercerem o magistério superior na área da Administração;
  2. Fomentar o ensino e a pesquisa no ensino básico, superior e em nível de pós-graduação;
  3. Promover e desenvolver competências de pesquisa junto ao corpo docente e discente da Universidade FUMEC, de forma integrada com outros centros de excelência e grupos de pesquisas interinstitucionais e internacionais;
  4. Difundir os conhecimentos resultantes das pesquisas em periódicos, revistas e eventos científicos;
  5. Formar gestores para exercerem liderança em processos inovadores visando contribuir para a elevação dos padrões de gestão e produtividade das organizações brasileiras;
  6. Capacitar profissionais para desenvolver estratégias, implementar mecanismos de intervenção e avaliar resultados organizacionais;
  7.  Manter uma rede de egressos visando a atualização desses ex-alunos e a propagação das atividades do Programa.

A Área de Concentração do PDMA se denomina Gestão Estratégica de Organizações, sendo constituída de duas Linhas de Pesquisa:

  1. Estratégia em organizações e comportamento organizacional (Linha EOC)
    Estudos sobre a evolução das organizações, estratégia, empreendedorismo, gestão de pessoas, governança e comportamento organizacional sobre processos grupais e individuais.
  1. Inovação, tecnologias e marketing (Linha ITM)
    Pesquisas sobre inovação, logística, finanças, tecnologias e marketing, dentro de uma perspectiva estratégica

As duas linhas de pesquisa foram redesenhadas no início de 2021 demonstrando atualização dos temas e busca contínua de alinhamento à demanda de pesquisa e mercado bem como cuidado com a qualidade do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração.

O PDMA organiza-se em dois níveis:

I – Mestrado;

II – Doutorado.