PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Disciplinas Mestrado

A estrutura curricular do Curso de Mestrado em Administração caracteriza-se pela flexibilidade e dinamismo na oferta de disciplinas obrigatórias, optativas e seminários, oferecendo aos alunos maior possibilidade de escolha e aprofundamento temático. O currículo do Curso compreende um mínimo de 30 (trinta) créditos, sendo 6 (seis) em disciplinas obrigatórias, 6 (seis) em disciplinas optativas e 06 (seis) relativos à dissertação. Cada 15 h de aula de disciplina equivale a 1 crédito. As disciplinas são bimestrais e o aluno deve concluir o Curso em até 04 (quatro) semestres letivos.

Para integralização, no mínimo, trinta (30) créditos do curso de  Mestrado o(a) mestrando(a) deverá : I – Aprovação em três (3) disciplinas obrigatórias do núcleo básico, correspondentes a seis (06) créditos; II – Aprovação em três (3) disciplinas obrigatórias do núcleo de formação em pesquisa, correspondentes a seis (6) créditos; III – Aprovação em, no mínimo, seis (6) disciplinas optativas do núcleo de formação e aprofundamento ou núcleo de apoio, correspondentes a doze (12) créditos; III – Aprovação da dissertação, correspondente a seis (6 ) créditos.
O curso de Mestrado, terá a duração mínima de doze (12) meses e máxima de vinte e quatro (24) meses. Por motivo plenamente justificado, a critério da Coordenação, o prazo máximo poderá ser prorrogado por até seis (6) meses, por solicitação do orientador desde que cumpridas exigências específicas de instrução normativa e aprovação em Colegiado. Será facultado o aproveitamento de estudos correspondente à disciplina cursada, na condição de aluno regular ou não-regular, em que o aluno tenha sido aprovado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu devidamente reconhecido e credenciado de acordo com instrução normativa e aprovação em Colegiado. A solicitação deverá ocorrer mediante requerimento à coordenação no primeiro semestre do curso.
A Estrutura do PDMA é composta por quatro núcleos, a saber: Básico, Formação em Pesquisa, Formação e Aprofundamento e Apoio:
  1. Núcleo Básico: composto de disciplinas obrigatórias indispensáveis à formação de Mestre ou Doutor em Administração. Considerando que o curso recebe egressos de vários cursos de graduação, faz-se necessário estabelecer conteúdos de formação básica de um mestre em gestão;
  2. Núcleo de Formação em Pesquisa: inclui disciplinas que apresentam conteúdos de formação em pesquisa e projetos de pesquisa. O modelo adotado nas pesquisas poderá assumir natureza fenomenológica ou positivista e, portanto, todos os professores terão habilidades qualitativas e quantitativas para apoiar os alunos no que se refere à adequação de metodologias à natureza do problema e ao objeto de estudo. Esse conjunto de disciplinas enfoca metodologias que não somente servirão de apoio à dissertação/tese, mas também fundamentarão resultados e conceitos;
  3.  Núcleo de Formação e Aprofundamento em Conteúdo: composto de disciplinas de aprofundamento nas linhas de pesquisa do Programa. Os conteúdos contribuem para a formação do mestrando nos temas de sua pesquisa;
  4. Núcleo de Apoio: constituído de disciplinas cujos conteúdos de vanguarda podem ampliar ou focar assuntos de interesse na formação dos mestrandos. Geralmente as disciplinas que compõem esse núcleo possuem menor duração, abordando temas emergentes em Ciências Administrativas.

As disciplinas são ofertadas a cada bimestre letivo e são agrupadas de acordo com as linhas de pesquisa e nível do curso de Mestrado.


DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

NÚCLEO BÁSICO e NÚCLEO DE FORMAÇÃO EM PESQUISA


Disciplina obrigatória - Administração de Marketing

Tarefas, conceitos e ferramentas de marketing. Orientação para o mercado. Valor e satisfação dos clientes. Tendências do ambiente de marketing. Fatores que afetam o comportamento de compra. Processo de decisão de compra. Segmentação de mercado. Pesquisa de marketing. Tipos de pesquisa em marketing. Fontes e formas de coleta de dados. Medidas e instrumentos para coleta de dados. O processo de pesquisa. Falhas e vieses mais comuns em pesquisas de marketing. Atributos diferenciadores das empresas. Escolha e comunicação de um posicionamento eficaz. Estratégias de acordo com ciclo de vida do produto. Missão, objetivos e metas. Análise de SWOT e construção de cenários. Matriz BCG e unidades estratégicas de negócios (UEN’s). Formulação e implementação das estratégias. Estratégias de produtos e serviços. Estratégias de preço. Estratégias de promoção e comunicação. Estratégias de distribuição. Outros modelos de estratégias. Marketing de relacionamento (CRM). Marketing digital (B2B, B2C, etc.). Estudo de cases em marketing.

Disciplina obrigatória - Teoria das Organizações

Abordagem das diversas correntes teóricas constitutivas da teoria organizacional: antecedentes da teoria científica; teorias associadas à gestão das organizações; gestão de pessoas, ambiente e estrutura organizacional; processo decisório, mudança e aprendizagem organizacional. O pensamento crítico da teoria das organizações.

Disciplina obrigatória - Administração Estratégica

Conceitos de estratégia; escolas e teorias de apoio à estratégia; modelos de diagnóstico e desenvolvimento de estratégias; modelos de Planejamento Estratégico; ferramentas para elaboração de cenários; ferramentas para análise externa e interna das organizações.

Disciplina obrigatória - Metodologia Científica

Elementos e conceitos básicos do método científico; a ciência, o senso comum e outros tipos de conhecimento; métodos e tipos de pesquisa; procedimentos e técnicas de pesquisa; a comunicação e o uso da linguagem técnica e científica; critérios de avaliação de trabalhos científicos.

Disciplina obrigatória - Pesquisa em Administração

Introdução aos métodos e técnicas qualitativos e quantitativos em pesquisa científica e suas formas combinadas; desenvolvimento de projetos de pesquisa; estruturação e documentação de trabalhos científicos, redação de trabalho científico, formas de comunicação de trabalhos científicos; escolha do tema de projeto e definição do objeto de pesquisa, elaboração do pré-projeto de pesquisa.

Disciplina obrigatória - Seminário de Projeto de Dissertação

Análise sociotécnica das propostas de projeto de dissertação; apresentação dos projetos de dissertação; avaliação crítica da relevância, problematização, questão orientadora, paradigmas e referencial teórico, metodologia, cronograma e bibliografia; discussão, aprimoramento e apresentação final do projeto de pesquisa.


NÚCLEO DE FORMAÇÃO E APROFUNDAMENTO

  • Aprendizagem Organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Comportamento do Consumidor, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
  • Comportamento Organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Cultura e Mudança Organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Economia da Informação e do Conhecimento, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Estratégia Internacional de Negócios, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Estratégias Cooperativas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Estratégias em redes sociais, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Estudos Críticos em Administração, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Gestão da diversidade nas organizações, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Gestão da Inovação, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Gestão de Carreiras, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Gestão de Empresas Familiares, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Gestão de Pessoas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Gestão de Remuneração, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Gestão do Conhecimento, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Gestão e Práticas na Educação Superior, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Gestão Estratégica de Finanças, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Gestão Estratégica de Pessoas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Globalização no contexto da Inovação para o Empreendedorismo, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Governança Corporativa, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC
  • Inovação e Inteligência, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Inovação e Social CRM, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Inovação, Redes Empresariais e Competitividade, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Inteligência competitiva, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Logística Empresarial, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Logística Internacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Logística Urbana, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Marketing Contemporâneo, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
  • Marketing de Relacionamento, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
  • Marketing de Serviços, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
  • Marketing Digital, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
  • Marketing e função diretiva, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
  • Marketing e inteligência estratégica, OP, CR: 2 – CH 30 –ITM
  • Mercado de Capitais, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Modelos de Estratégia Empresarial, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Pesquisa de Marketing, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
  • Pesquisa em Empreendedorismo, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Qualidade de Vida e Estresse no Trabalho, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC
  • Sistema de Motivação e Recompensas em Organizações, , OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Sistemas de Apoio a Decisão, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Sistemas de apoio a tomada de decisão, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Sistemas de Informação e Estratégia Empresarial, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Teorias da estratégia, política e planejamento organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Transformação Digital, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM

NÚCLEO DE APOIO

  • Tópicos Especiais I, OP, CR: 1 – CH 15 – EOC/ITM
  • Tópicos Especiais II, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
  • Estudos Orientados, OP, CR:1 ou 2 – EOC/ITM
  • Legenda:
  • OB – disciplina obrigatória
  • OP – disciplina optativa
  • CR – crédito da disciplina
  • CH – carga horária
  • EOC – linha de pesquisa: Estratégia em organizações e comportamento organizacional
  • ITM – linha de pesquisa: Inovação, tecnologias e marketing

Outras exigências regulamentares, clique aqui: