PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Disciplinas Mestrado

A estrutura curricular do Curso de Mestrado em Administração caracteriza-se pela flexibilidade e dinamismo na oferta de disciplinas obrigatórias, optativas e seminários, oferecendo aos alunos maior possibilidade de escolha e aprofundamento temático. O currículo do Curso compreende um mínimo de 30 (trinta) créditos, sendo 6 (seis) em disciplinas obrigatórias, 6 (seis) em disciplinas optativas e 06 (seis) relativos à dissertação. Cada 15 h de aula de disciplina equivale a 1 crédito. As disciplinas são bimestrais e o aluno deve concluir o Curso em até 04 (quatro) semestres letivos.

Para integralização, no mínimo, trinta (30) créditos do curso de  Mestrado o(a) mestrando(a) deverá : I – Aprovação em três (3) disciplinas obrigatórias do núcleo básico, correspondentes a seis (06) créditos; II – Aprovação em três (3) disciplinas obrigatórias do núcleo de formação em pesquisa, correspondentes a seis (6) créditos; III – Aprovação em, no mínimo, seis (6) disciplinas optativas do núcleo de formação e aprofundamento ou núcleo de apoio, correspondentes a doze (12) créditos; III – Aprovação da dissertação, correspondente a seis (6 ) créditos.
O curso de Mestrado, terá a duração mínima de doze (12) meses e máxima de vinte e quatro (24) meses. Por motivo plenamente justificado, a critério da Coordenação, o prazo máximo poderá ser prorrogado por até seis (6) meses, por solicitação do orientador desde que cumpridas exigências específicas de instrução normativa e aprovação em Colegiado. Será facultado o aproveitamento de estudos correspondente à disciplina cursada, na condição de aluno regular ou não-regular, em que o aluno tenha sido aprovado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu devidamente reconhecido e credenciado de acordo com instrução normativa e aprovação em Colegiado. A solicitação deverá ocorrer mediante requerimento à coordenação no primeiro semestre do curso.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS


Disciplina obrigatória - Administração de Marketing

Tarefas, conceitos e ferramentas de marketing. Orientação para o mercado. Valor e satisfação dos clientes. Tendências do ambiente de marketing. Fatores que afetam o comportamento de compra. Processo de decisão de compra. Segmentação de mercado. Pesquisa de marketing. Tipos de pesquisa em marketing. Fontes e formas de coleta de dados. Medidas e instrumentos para coleta de dados. O processo de pesquisa. Falhas e vieses mais comuns em pesquisas de marketing. Atributos diferenciadores das empresas. Escolha e comunicação de um posicionamento eficaz. Estratégias de acordo com ciclo de vida do produto. Missão, objetivos e metas. Análise de SWOT e construção de cenários. Matriz BCG e unidades estratégicas de negócios (UEN’s). Formulação e implementação das estratégias. Estratégias de produtos e serviços. Estratégias de preço. Estratégias de promoção e comunicação. Estratégias de distribuição. Outros modelos de estratégias. Marketing de relacionamento (CRM). Marketing digital (B2B, B2C, etc.). Estudo de cases em marketing.

Disciplina obrigatória - Teoria das Organizações

Abordagem das diversas correntes teóricas constitutivas da teoria organizacional: antecedentes da teoria científica; teorias associadas à gestão das organizações; gestão de pessoas, ambiente e estrutura organizacional; processo decisório, mudança e aprendizagem organizacional. O pensamento crítico da teoria das organizações.

Disciplina obrigatória - Administração Estratégica

Conceitos de estratégia; escolas e teorias de apoio à estratégia; modelos de diagnóstico e desenvolvimento de estratégias; modelos de Planejamento Estratégico; ferramentas para elaboração de cenários; ferramentas para análise externa e interna das organizações.

Disciplina obrigatória - Metodologia Científica

Elementos e conceitos básicos do método científico; a ciência, o senso comum e outros tipos de conhecimento; métodos e tipos de pesquisa; procedimentos e técnicas de pesquisa; a comunicação e o uso da linguagem técnica e científica; critérios de avaliação de trabalhos científicos.

Disciplina obrigatória - Pesquisa em Administração

Introdução aos métodos e técnicas qualitativos e quantitativos em pesquisa científica e suas formas combinadas; desenvolvimento de projetos de pesquisa; estruturação e documentação de trabalhos científicos, redação de trabalho científico, formas de comunicação de trabalhos científicos; escolha do tema de projeto e definição do objeto de pesquisa, elaboração do pré-projeto de pesquisa.

Disciplina obrigatória - Seminário de Projeto de Dissertação

Análise sociotécnica das propostas de projeto de dissertação; apresentação dos projetos de dissertação; avaliação crítica da relevância, problematização, questão orientadora, paradigmas e referencial teórico, metodologia, cronograma e bibliografia; discussão, aprimoramento e apresentação final do projeto de pesquisa.


DISCIPLINAS OPTATIVAS

– ANÁLISE DO CONTEÚDO E ANÁLISE DO DISCURSO – 2 créditos – 30 h/a;
– APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL – 2 créditos – 30 h/a;
– CADEIAS PRODUTIVAS – 2 créditos – 30 h/a;
– COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – 2 créditos – 30 h/a;
– DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR – 2 créditos – 30 h/a;
– EMPREENDEDORISMO – 2 créditos – 30 h/a;
– EPISTEMOLOGIA, TEORIA E METODOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS – 2 créditos – 30 h/a;
– GESTÃO DE CARREIRAS – 2 créditos – 30 h/a;
– GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS – 2 créditos – 30 h/a;
– GESTÃO ESTRATÉGICA DE REDES – 2 créditos – 30 h/a;
– INOVAÇÃO DESEMPENHO E COMPETITIVIDADE NA NOVA ORDEM SOCIAL CAPITALISTA – 2 créditos – 30 h/a;
– INTELIGÊNCIA COMPETITIVA – 2 créditos – 30 h/a;
– MARKETING DE SERVIÇOS – 2 créditos – 30 h/a;
– MARKETING DE CIDADES – 2 créditos – 30 h/a;
– MARKETING E FUNÇÃO DIRETIVA – 2 créditos – 30 h/a;
– PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO – 2 créditos – 30 h/a;
– QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE NO TRABALHO – 2 créditos – 30 h/a;
– SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  – 2 créditos – 30 h/a;
– SISTEMAS DE RECOMPENSA E ESTRATÉGIAS DE GESTÃO – 2 créditos – 30 h/a;