PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Disciplinas Doutorado


O currículo do Curso de Doutorado em Administração compreende o mínimo de 48 (quarenta e oito) créditos, sendo 36 (trinta e seis) em disciplinas obrigatórias e optativas e 12 (doze) relativos à tese. Cada 15 h de aula de disciplina equivale a 1 crédito.

Para integralização, no mínimo, (48) créditos para no curso de Doutorado, o Regulamento prevê: I – Aprovação em três (3) disciplinas obrigatórias do núcleo básico, correspondentes a seis (06) créditos; II – Aprovação em três (3) disciplinas obrigatórias do núcleo de formação em pesquisa, correspondentes a seis (6) créditos; III – Aprovação em, no mínimo, seis (6) disciplinas optativas do núcleo de formação e aprofundamento ou núcleo de apoio, correspondentes a doze (12) créditos; III – Aprovação da tese, correspondente a doze (12) créditos.

O curso de Doutorado em Administração, terá a duração mínima de vinte e quatro (24) meses e máxima de trinta e seis (36) meses. Por motivo plenamente justificado, a critério da Coordenação, o prazo máximo poderá ser prorrogado por até doze (12) meses, por solicitação do orientador desde que cumpridas exigências específicas de instrução normativa e aprovação em Colegiado.

Será facultado o aproveitamento de estudos correspondente à disciplina cursada, na condição de aluno regular ou não-regular, em que o aluno tenha sido aprovado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu devidamente reconhecido e credenciado, de acordo com instrução normativa e aprovação em Colegiado. A solicitação deverá ocorrer mediante requerimento à coordenação no primeiro semestre do curso.


Tópicos avançados em Teoria Organizacional - disciplina obrigatória - 3 créditos – 45 h - ofertada no 1º bimestre

Perspectivas teóricas avançadas no campo dos Estudos Organizacionais: organizações globais e gestão transnacional; identidade corporativa; imagem organizacional, confiança entre parceiros; legitimidade; institucionalização e regulação. Custos de transação. Novos arranjos organizacionais: alianças estratégicas; redes Inter organizacionais. Temas emergentes em Estudos organizacionais: organização x ambiente; etnia,genero.

Filosofia da Ciência - disciplina obrigatória - 2 créditos – 30 h - ofertada no 1º bimestre

O método científico; leis e teorias; relações epistemológicas: comparação dos tipos de conhecimento filosófico, religioso, popular, tecnológico, científico; lógica e pensamento científico; Modelos de pesquisa – dedutivo, indutivo, hipotético / dedutivo, hipotético / indutivo; ética e pesquisa.

Evolução e teorias de marketing - disciplina obrigatória - 2 créditos – 30 h - ofertada no 2º bimestre

Desenvolvimento histórico das teorias em Marketing; análise epistemológica dos modelos conceituais e seus aspectos ontológicos; análise crítica dos modelos teóricos; aspectos interdisciplinares e suas contribuições à teoria de marketing.

Evolução e Teorias em Estratégia - disciplina obrigatória - 2 créditos – 30 h - ofertada no 2º bimestre

Analisa e estuda as questões sobre estratégia, seus principais conceitos formais, conceituais e modelos. Verifica as propostas e perspectivas recentes, gerando um panorama geral do campo de estudo, de modo a proporcionar contato dos egressos com autores e pesquisadores que permeiam aspectos do estado da arte em estratégia corporativa.

Metodologia de Pesquisa em Administração - disciplina obrigatória - 3 créditos – 45 h - ofertada no 3º bimestre

Definição epistemológica do método de pesquisa; discussão sobre produção de teorias; estruturação de projetos de pesquisa de doutorado; formulação de questões de pesquisa e escolhas de métodos e técnicas de pesquisa; modelos qualitativos e quantitativos e sua adequação às questões de pesquisa; validação de teorias; uso de sistemas de apoio ao desenho, tratamento e análise de dados de pesquisa.

Seminário de Projetos de Tese - Disciplina obrigatória - 2 créditos – 30 h

Apresentação de projetos pelos alunos e discussão metodológica; participação dos alunos nos vários projetos apresentados. Avaliação de teses de doutorado já defendidas; Estruturação de projetos de tese.


EVENTOS OBRIGATÓRIOS:

  • Exame de Qualificação – Ensaio Teórico;
  • Solicitar sua inscrição em orientação da Tese, no máximo aos vinte e quatro meses de doutorado, o doutorando deverá ter cumprido com aprovação todos os créditos em disciplinas obrigatórias (exceto Seminário de Tese) e optativas;
  • Defesa do Projeto de Tese – após aprovação no Ensaio Teórico;
  • Relatório Semestral de Atividades;
  • Submissão de, no mínimo, três artigos em congresso nacional ou internacional de relevância reconhecida pela área de administração ou em periódico científico, em conjunto com o orientador ou docente permanente do PDMA;
  • Comprovar participação em cinco bancas de mestrado/doutorado;
  • Ter tese enviada para plataforma específica com prazo mínimo de 15 dias corridos para a defesa.

CONSULTE AS DISCIPLINAS ISOLADAS, CLIQUE AQUI: