O currículo do Curso de Doutorado em Administração compreende o mínimo de 48 (quarenta e oito) créditos, sendo 36 (trinta e seis) em disciplinas obrigatórias e optativas e 12 (doze) relativos à tese. Cada 15 h de aula de disciplina equivale a 1 crédito.
Para integralização, no mínimo, (48) créditos para no curso de Doutorado, o Regulamento prevê: I – Aprovação em três (3) disciplinas obrigatórias do núcleo básico, correspondentes a seis (06) créditos; II – Aprovação em cinco (5) disciplinas obrigatórias do núcleo de formação em pesquisa, correspondentes a seis (10) créditos; III – Aprovação em, no mínimo, dez (10) disciplinas optativas do núcleo de formação e aprofundamento ou núcleo de apoio, correspondentes a doze (20) créditos; III – Aprovação da tese, correspondente a doze (12) créditos.
O curso de Doutorado em Administração, terá a duração mínima de vinte e quatro (24) meses e máxima de trinta e seis (36) meses. Por motivo plenamente justificado, a critério da Coordenação, o prazo máximo poderá ser prorrogado por até doze (12) meses, por solicitação do orientador desde que cumpridas exigências específicas de instrução normativa e aprovação em Colegiado.
Será facultado o aproveitamento de estudos correspondente à disciplina cursada, na condição de aluno regular ou não-regular, em que o aluno tenha sido aprovado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu devidamente reconhecido e credenciado, de acordo com instrução normativa e aprovação em Colegiado. A solicitação deverá ocorrer mediante requerimento à coordenação no primeiro semestre do curso.
A Estrutura do PDMA é composta por quatro núcleos, a saber: Básico, Formação em Pesquisa, Formação e Aprofundamento e Apoio:
- Núcleo Básico: composto de disciplinas obrigatórias indispensáveis à formação de Mestre ou Doutor em Administração. Considerando que o curso recebe egressos de vários cursos de graduação, faz-se necessário estabelecer conteúdos de formação básica de um mestre em gestão;
- Núcleo de Formação em Pesquisa: inclui disciplinas que apresentam conteúdos de formação em pesquisa e projetos de pesquisa. O modelo adotado nas pesquisas poderá assumir natureza fenomenológica ou positivista e, portanto, todos os professores terão habilidades qualitativas e quantitativas para apoiar os alunos no que se refere à adequação de metodologias à natureza do problema e ao objeto de estudo. Esse conjunto de disciplinas enfoca metodologias que não somente servirão de apoio à dissertação/tese, mas também fundamentarão resultados e conceitos;
- Núcleo de Formação e Aprofundamento em Conteúdo: composto de disciplinas de aprofundamento nas linhas de pesquisa do Programa. Os conteúdos contribuem para a formação do mestrando nos temas de sua pesquisa;
- Núcleo de Apoio: constituído de disciplinas cujos conteúdos de vanguarda podem ampliar ou focar assuntos de interesse na formação dos mestrandos. Geralmente as disciplinas que compõem esse núcleo possuem menor duração, abordando temas emergentes em Ciências Administrativas.
NÚCLEO BÁSICO e NÚCLEO DE FORMAÇÃO EM PESQUISA
Desenvolvimento histórico das teorias em Marketing; análise epistemológica dos modelos conceituais e seus aspectos ontológicos; análise crítica dos modelos teóricos; aspectos interdisciplinares e suas contribuições à teoria de marketing.
Analisa e estuda as questões sobre estratégia, seus principais conceitos formais, conceituais e modelos. Verifica as propostas e perspectivas recentes, gerando um panorama geral do campo de estudo, de modo a proporcionar contato dos egressos com autores e pesquisadores que permeiam aspectos do estado da arte em estratégia corporativa.
Perspectivas teóricas avançadas no campo dos Estudos Organizacionais: organizações globais e gestão transnacional; identidade corporativa; imagem organizacional, confiança entre parceiros; legitimidade; institucionalização e regulação. Custos de transação. Novos arranjos organizacionais: alianças estratégicas; redes Inter organizacionais. Temas emergentes em Estudos organizacionais: organização x ambiente; etnia, gênero.
O método científico; leis e teorias; relações epistemológicas: comparação dos tipos de conhecimento filosófico, religioso, popular, tecnológico, científico; lógica e pensamento científico; Modelos de pesquisa – dedutivo, indutivo, hipotético / dedutivo, hipotético / indutivo; ética e pesquisa.
Capacitar os alunos para a elaboração de artigo científico, por meio da discussão e operacionalização das suas partes: Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Apresentação e discussão dos resultados; Conclusão.
Elaboração do ensaio teórico; definição da estrutura e da metodologia. Orientação em grupo e individual. Discussão coletiva dos ensaios.
A natureza da Tese e do Projeto de Tese; O sentido da problemática; Revisão de Literatura; Referencial Teórico; Metodologia. Este Seminário de tese visa criar condições para que doutorandos possam balizar a construção preliminar de projetos de Tese. Para tal espera-se que os conteúdos apresentados e estudados, possam concorrer para que os doutorandos possam: a) Compreender a natureza de uma Tese, em sua especificidade em relação a outras formas de produção científica. b) Compreender e analisar o processo de reflexão e da prática na construção de uma Tese.
Elaboração de versão para defesa de projeto de tese contemplando formatação adequada e fundamentação teórica que suporte a tese e metodologia proposta.
NÚCLEO DE FORMAÇÃO E APROFUNDAMENTO
- Aprendizagem Organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Comportamento do Consumidor, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
- Comportamento Organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Cultura e Mudança Organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Economia da Informação e do Conhecimento, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Estratégia Internacional de Negócios, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Estratégias Cooperativas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Estratégias em redes sociais, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Estudos Críticos em Administração, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Gestão da diversidade nas organizações, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Gestão da Inovação, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Gestão de Carreiras, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Gestão de Empresas Familiares, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Gestão de Pessoas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Gestão de Remuneração, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Gestão do Conhecimento, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Gestão e Práticas na Educação Superior, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Gestão Estratégica de Finanças, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Gestão Estratégica de Pessoas, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Globalização no contexto da Inovação para o Empreendedorismo, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Governança Corporativa, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC
- Inovação e Inteligência, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Inovação e Social CRM, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Inovação, Redes Empresariais e Competitividade, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Inteligência competitiva, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Logística Empresarial, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Logística Internacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Logística Urbana, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Marketing Contemporâneo, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
- Marketing de Relacionamento, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
- Marketing de Serviços, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
- Marketing Digital, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
- Marketing e função diretiva, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
- Marketing e inteligência estratégica, OP, CR: 2 – CH 30 –ITM
- Mercado de Capitais, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Métodos Qualitativos, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Modelos de Estratégia Empresarial, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Pesquisa de Marketing, OP, CR: 2 – CH 30 – ITM
- Pesquisa em Empreendedorismo, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Qualidade de Vida e Estresse no Trabalho, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC
- Sistema de Motivação e Recompensas em Organizações, , OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Sistemas de Apoio a Decisão, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Sistemas de apoio a tomada de decisão, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Sistemas de Informação e Estratégia Empresarial, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Teorias da estratégia, política e planejamento organizacional, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Transformação Digital, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
NÚCLEO DE APOIO
- Tópicos Avançados em Estratégia, OP, CR: 2 – CH 30 – EOC/ITM
- Tópicos Avançados em Marketing, OP, CR: 2 – CH 30 –ITM
- Estudos Orientados, OP, CR:1 ou 2 – EOC/ITM
Legenda:
- OB – disciplina obrigatória
- OP – disciplina optativa
- CR – crédito da disciplina
- CH – carga horária
- EOC – linha de pesquisa: Estratégia em organizações e comportamento organizacional
- ITM – linha de pesquisa: Inovação, tecnologias e marketing
EVENTOS OBRIGATÓRIOS:
- Exame de Qualificação – Ensaio Teórico;
- Solicitar sua inscrição em orientação da Tese, no máximo aos vinte e quatro meses de doutorado, o doutorando deverá ter cumprido com aprovação todos os créditos em disciplinas obrigatórias (exceto Seminário de Tese) e optativas;
- Defesa do Projeto de Tese – após aprovação no Ensaio Teórico;
- Relatório Semestral de Atividades;
- Ter tese enviada para plataforma específica com prazo mínimo de 15 dias corridos para a defesa;
- Ter tese defendida, no prazo máximo de 36 meses contados a partir da data de início do curso, e aprovada por uma Comissão Examinadora;
- Comprovar publicação em dois eventos nacional ou internacional com coautoria do orientador ou docente permanente do Programa;
- Comprovar publicação de um artigo em periódico classificado no sistema Qualis/CAPES, com coautoria de docente permanente ou orientador da tese;
- Comprovar publicação de um artigo em periódico classificado no sistema Qualis/CAPES no estrato superior a B1 com resultado da tese, com coautoria do orientador
- Comprovar participação em cinco bancas de mestrado/doutorado;
Outras exigências regulamentares, clique aqui: